quinta-feira, 13 de novembro de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 28/02/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Cleidiane Junqueira: A virgindade entre os jovens ainda é importante? 
Claro que sim, valores não são modismos. A virgindade é um valor que infelizmente os jovens não estão cultivando, hoje se banaliza demais o sexo, não realizando como expressão do amor. 
Madalena Moraes: O Papa Francisco disse que Adão e Eva nunca existiram e que o fogo do inferno também não existe. Gostaria de ouvir o seu comentário a respeito. 
De fato a estória de Adão e Eva é um mito e não um retrato de uma realidade histórica. Devemos ver nessa narração a revelação do poder do Criador e não simplesmente uma narrativa de um fato. A palavra Adão significa “ser vivente” (aquele que veio do barro) e Eva significa “mãe dos viventes”. Não podemos ler as narrativas do Antigo Testamento como um livro de história que narra fatos comprovados, mas sim, como um livro de revelação. 
Suelene Pires: A Igreja pode negar a realizar um casamento? Em que casos isso poderia ocorrer? 
Claro que pode, principalmente quando o casal não professa a fé, não tem a intenção de viver os compromissos matrimoniais e não considera o matrimônio como sacramento, sinal de Deus na vida do casal. Também a Igreja pode negar a realização de um matrimonio se um dos cônjuges já foi casado ou é parente muito próximo do outro. Existem outros casos previstos pelo Código de Direito Canônico. 
Não identificada: Traí a minha esposa e me arrependi. Sabe aquele minuto de bobeira que nos custa caro? Foi o que aconteceu, mas ela ficou extremamente magoada. Já pedi perdão, mas ela não quer reconsiderar. O que devo fazer para que ela volte a confiar em mim?
Você deverá reconquistar a confiança de sua esposa. De fato a traição ofende muito a dignidade do casal e uma pessoa com o amor ferido fica muito magoada. O melhor remédio é o diálogo. Maria Lúcia: É verdade que os anjos, assim como Jesus Cristo, também apareceram para os apóstolos? E podem aparecer para pessoas comuns? Eu vejo essas manifestações (teofanias = manifestação do divino) como experiências que cada um pode ter em relação a Deus, aos santos e também aos anjos. A Palavra de Deus diz que isso é possível, mas não diz como, pois é uma experiência muito pessoal, indescritível. 
Elsa Maria: Tenho uma amiga que é católica, muito fervorosa, mas há algum tempo tem tido manifestações sensitivas, visões, toques, sons incompreensíveis e, esta situação a está deixando com vergonha e sem saber o que fazer, pois não está lhe fazendo bem. Ela me pediu ajuda, mas também estou perdia. O que me aconselha? 
Primeiro ela deve procurar a Igreja para ter uma boa conversa com o sacerdote e este poderá indicar o melhor caminho para ela. Pode ser um desequilíbrio psicológico, alguma manifestação do seu subconsciente. Deus não se manifesta para trazer intranquilidade para as pessoas. 
Não identificada: Por que é muito mais fácil magoar uma pessoa de quem gostamos do que dizer a ela que a amamos? Temos até vergonha de dizer isso! E de repente, vemos esta pessoa dentro de um caixão e o arrependimento vem com tudo! 
Não acho que é mais fácil magoar do que dizer que amamos, pelo contrário, acho que é mais fácil manifestar o amor do que a mágoa, mas infelizmente vemos isso acontecer demais, talvez seja por causa da liberdade de falar as coisas para as pessoas sem pensar no que se fala. É preciso tomar cuidado nos relacionamentos e zelar pelo cultivo do amor, da amizade, do carinho para com as pessoas. 
Não identificada: Educar e orientar os filhos é missão dos pais, mas isso nem sempre garante que eles sigam o caminho do bem. Como explicar isso? Temos um caso desses na família e estamos sofrendo muito. 
Os pais devem fazer tudo para dar bom exemplo para os filhos e conduzi-los, através de uma educação que leve o filho à liberdade, à vida plena, mas devem saber orientar seus filhos para os riscos de desvios que podemos ter no mundo em que vivemos. Nem sempre a educação transmitida é garantia de que o filho irá seguir corretamente, podem-se ter acidentes de percurso que destroem o que os pais construíram. Não tem explicação lógica, o que se pode dizer é que as pessoas são livres para aceitar e recusar as orientações que recebem dos pais. 
Hugo Borges: Em Jo 3, 16 diz que “Deus enviou seu Filho Unigênito”. Estou participando de um estudo bíblico e aprendemos que a palavra “Unigênito” significa “o único que foi gerado” e que a frase correta é: “Jesus Cristo é filho de Deus único”! Qual está correto, em sua opinião? 
Ambas estão certas, pois Jesus é o filho unigênito de Deus Pai (Uni = único; Gênito = gerado), pois Ele é o único filho do Altíssimo, gerado no seio de Maria. Falar “Jesus Cristo é o filho do Deus único” é dizer que Jesus é o filho de Deus que é único, não existe outro Deus, Ele é o único Deus. É uma perspectiva diferente, pois nesta expressão não se refere a Jesus como único filho, mas sim ao Pai que é o único Deus. 
Liliana: Sempre agradeço a Deus as graças recebidas. Inclusive fui beneficiada por uma graça durante muitos anos, mas acabei cometendo o mesmo erro do qual fui libertada e fiquei arrasada por causa disso. Será que serei merecedora de uma nova graça? 
Claro que sim, procure o sacramento da Reconciliação e faça uma boa confissão, arrependendo de seu erro e se comprometendo de não se deixar levar pelo mesmo erro. Errar é humano e Deus sabe disso, por isso nos oferece sempre o perdão. 
Natércia Menezes: Mulheres e homens que não podem ter filhos seria um castigo de Deus? 
Não, nunca pensemos que Deus nos castiga, pois Ele é amor. A não possibilidade de ter filhos pode ter várias causas naturais, não culpemos Deus pelas dificuldades que temos e pelas coisas erradas que cometemos. Deus só quer o bem e a felicidade da pessoa humana. 
Não identificada: Estou com uma sobrinha internada na UTI, em coma, caminhando para morte cerebral. Minha irmã está com muita dificuldade em aceitar a situação e acho que a minha sobrinha não morreu por causa disso. Como posso ajudar minha irmã? 
Não é por causa da incompreensão e não aceitação da mãe que a sua sobrinha não morreu, mas por causas naturais. Você pode ajudar sua irmã a enfrentar esse momento dificílimo em que vive sendo suporte para ela, dando apoio, sendo presença. Não precisa falar nada, seja apenas presença e apoio. Nestes momentos não adianta muitas palavras, mas sim a presença amiga e solidária. 
Blenda Bueno: Um dos dez mandamentos da Lei de Deus diz que devemos “Honrar pai e mão para que prolonguem os nossos dias na Terra que o Senhor nosso Deus nos deu”. O que quer dizer “prolongar nossos dias”? 
É uma maneira de o autor sagrado mostrar a importância do cultivo das boas relações familiares. “Prolongar os nossos dias”, pode ser entendido como viver feliz pelo respeito cultivado por aqueles que nos trouxeram à vida. 
Ivone Moreira: Qual a sua opinião a respeito de pessoas que fazem cirurgia para mudança de sexo? Concorda que é um direito que a pessoa tem de se expressar conforme sua alma realmente é? Alma de mulher em corpo de homem? 
Apesar de não concordar com esse procedimento respeito a decisão de cada um quanto à condução de sua vida. Não creio nesse modo de falar “alma de homem em corpo de mulher e vice versa”. Homem é homem e mulher é mulher. Essa questão da condição sexual é muito complexa e não dá para compreendermos plenamente sem ter o olhar misericordioso de Deus. Não se pode julgar a atitude de quem decide fazer uma adaptação no corpo. Não se faz mudança de sexo, apenas vejo que se faz uma adaptação nos órgãos externos, mas um homem jamais se transformará em uma mulher plenamente e vive versa. 
Maria Helena: No Antigo Testamento há relatos de lugares que nunca existiram. Por que o Vaticano não reedita a Bíblia e corrige tantos erros e contradições e deixa apenas o Novo Testamento? Não seria menos complicado? 
Não são erros, pois a Bíblia não quer ser um livro de história e muito menos de geografia. O Vaticano não pode mexer na Palavra revelada, ela foi escrita assim e assim deverá permanecer. O que a Igreja faz é apresentar traduções mais atualizadas dos textos sagrados, levando em consideração estudos aprofundados dos escritos bíblicos, mas não se mexe no que foi escrito, mudando o sentido e até situações geográficas.
http://www.matrizdecampinas.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário