segunda-feira, 24 de novembro de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 14/04/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Matilde Lima: Conheço vários homens que são católicos e frequentam a maçonaria. Já que os tempos mudaram, a Igreja tem se mostrado mais aberta a esta questão? 
A Igreja não mudou a sua opinião sobre a maçonaria, só retirou a excomunhão automática de quem participava da maçonaria. 
Não identificada: A confissão é necessária mesmo se eu me arrepender do pecado que cometi e me penitenciar? Tenho muita dificuldade de me abrir com qualquer pessoa. 
Claro que sim, é um sacramento necessário para nossa comunhão com Deus e com os outros. O arrependimento é necessário para a confissão ser válida e a penitência, ou o esforço de superação do pecado também. Para se obter o perdão dos pecados é necessário arrepender-se deles, confessar sacramentalmente e fazer todo o esforço de reparar os danos ocasionados por nossos pecados. Experimente superar essa dificuldade, procure sua Igreja e converse com o padre, dizendo dessa dificuldade, ele irá ajudá-la. 
Ana Tércia: Existe algum pecado que somente o Papa pode perdoar? 
Tem alguns pecados muito graves que é reservado à autoridade máxima da Igreja, os Bispos e o próprio Papa. O pecado do aborto é reservado ao Bispo, ou aos padres que o Bispo confiar essa prerrogativa. Ao Papa está reservado o perdão de excomunhão grave (heresia; atentado ao próprio Papa; violação do sigilo sacramental – o padre revela o segredo de confissão). 
Lazara Monteiro: Disseram-me que, quem faz tatuagem fica com a alma marcada e que tatuagem não é coisa de Deus, mas já cansei de ver gente tatuada na Igreja. 
Quanta bobagem se fala por aí! Não existe isso, alma marcada! Quem fala uma bobagem dessas é uma pessoa ignorante, que quer impor medo nos outros. Eu, particularmente, acho a tatuagem uma falta de bom gosto, mas não tem nada que afeta a “alma” da pessoa e também não incorre em pecado. 
Suelma Borges: Por que umas pessoas sabem amar e outras não?
Quem não sabe amar é porque não foi, ou não é amada. Pode também ser falta de equilíbrio psíquico. 
Marlene Araújo: Muitas pessoas vêm alimentando um sistema que as convence de gastar o dinheiro que não têm, em coisas que não precisam, para criar impressões passageiras em pessoas que não têm importância nenhuma para em suas vidas. Parece que dependemos mais da aprovação dos outros do que de Deus ou de nós mesmas, o que pensa a respeito? 
De fato tem muita gente que se importa mais em viver uma vida de aparência do que real. Devemos viver a realidade e gastar o que podemos e não o que os outros acham que devemos gastar. Não se deve viver uma vida de ilusões. 
Edinamara Pimenta: Com base nas informações que a Bíblia traz sobre Jesus Cristo, como analisa a sua personalidade? 
Eu vejo que Jesus era um homem muito bom, sincero, determinado e muito vigoroso. Tinha uma personalidade forte, sabia ser duro em suas colocações contra as injustiças, mas sabia ser misericordioso com os pecadores. Enfim, podemos dizer que Jesus era o Homem ideal, sem falsidade. 
Lenice Fernandes: Um dia desses deixei entrar em minha casa um casal de crentes que estavam divulgando a Palavra de Deus. Não quis ser mal educada, afinal, somos todos irmãos. Acontece que, na porta da minha sala tem um vazinho de planta. Quando eles foram embora, percebi que a plantinha estava murcha. Será que eles deixaram mau olhado em minha casa? 
Não acredito em mau olhado, mas é bom você ficar mais atenta às pessoas que você deixa entrar em sua casa. Com a insegurança de hoje em dia, não se pode confiar nesse tipo de visita. Ainda mais, se você é católica, pode muito bem agradecer a estas pessoas que procuram na porta e dizer que já tem sua fé, sua Igreja e que dispensa a pregação deles, não precisa ser mal educada, mas pode e deve recusar, eu faço isso, não aceito. 
Maria Célia: Hoje em dia o que mais se comenta é o quanto o tempo passa depressa. A gente fica louco para chegar logo sexta feira e isso conta para a chegada da nossa velhice. Perdemos tempo com tantas banalidades e, quando olhamos para trás, descobrimos que desperdiçamos um tempo precioso que nunca mais recuperaremos. Gostaria que falasse sobre a preciosidade do tempo bem vivido e como isso é registrado nos arquivos de Deus. 
Tem um dito latino que diz: “Carpe diem” que significa aproveite bem o dia, o tempo que tem, não desperdiçando com tolices. O tempo é precioso demais e não podemos viver sem valorizá-lo, sem aproveitar o tempo que temos. Deus nos concede o dom da vida para vivermos felizes. Aproveitemos bem esse dom precioso. 
Adely Dutra: O que a Bíblia nos fala a respeito dos sonhos? Que tipos de sonhos poderiam considerar como proféticos ou adivinhações? Minha irmã tem esse tipo de coisa e a maioria do que ela sonha acontece. 
Na Bíblia nós temos algumas pessoas que tinham revelações através dos sonhos: José, filho de Jacó, tinha o dom de interpretar sonhos (Gn 41); José, esposo de Maria também teve sonhos reveladores, ajudando-o a discernir sobre sua missão de ser pai adotivo de Jesus e em outros trechos vemos esse tipo de manifestação. Eu, particularmente, não sei interpretar sonhos e creio que a maioria dos sonhos são manifestações naturais de nossa mente. Não saberia dizer que tipo de sonho é profético ou adivinhação, aliás, não acredito em adivinhações. 
Não identificada: Acredita que existem as tão sonhadas “almas gêmeas”? Conhece algum casal que se encaixa nessa história? Faço parte de um encontro de casais e percebo que nenhum deles se ama dessa forma. Por que é tão raro o amor pleno entre os casais? 
Não acredito em “almas gêmeas”, mas acredito no amor sincero, duradouro, fiel. Conheço muitos casais que vivem em pleno amor, com problemas, claro, mas felizes porque se amam de verdade. Não podemos querer encontrar casais que não vivem problemas, pois todos tem algum tipo de desafio a ser superado e, com o amor, conseguem.
Não identificada: Tenho uma amiga que está sempre tentando ficar de bom humor, mas, às vezes, não consegue disfarçar alguma tristeza e, mesmo assim não admite. Será que é pecado admitir que estamos tristes para não preocupar os outros? 
Claro que não é pecado expressar tristeza, pois ninguém consegue estar alegre o tempo todo, acontecem problemas, dificuldades que muitas vezes nos entristecem, mas o que não podemos é viver sempre de cabeça baixa, só lamentando e transmitindo tristeza para os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário