domingo, 23 de novembro de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 11/04/2014

PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Rosângela Meireles: Por que a Igreja não considera o casamento civil válido se, sem ele, a união do casal se torna inexistente perante a sociedade? 
É claro que a Igreja considera o casamento civil como válido e o reconhece como um instrumento de legalidade da união, conforme a lei. Normalmente a Igreja exige que o casal, que a procura para contrair o matrimônio, procure realizar o casamento civil. Uma coisa é o casamento civil e outra coisa é o matrimônio, sacramento que solidifica a união de quem tem fé e coloca Deus em sua vida familiar. 
Veronice Gontijo: Meu filho nasceu com intolerância a glúten, por isso, ele não poderá ingerir a hóstia, como vamos fazer? 
Quando ele for receber a comunhão vocês devem procurar o padre de sua Paróquia e explicar a situação, pois ele poderá receber a comunhão eucarística somente sob a espécie de vinho. 
Patrícia Junqueira: Por que chamamos Nossa Senhora de rainha?
Porque a consideramos tanto que a chamamos de rainha, de soberana e também por ela ser a mãe de nosso Senhor e Rei Jesus. 
Maria Isabel: Qual a diferença entre devoção e idolatria? 
As devoções referem-se a práticas religiosas onde, a pessoa através da fé em Deus e nos santos procura a sua ajuda para se alcançar os dons espirituais. Trata-se apenas da reverência, adoração e ação de graças à Deus e confiança na intercessão dos santos. Já idolatria é acreditar que uma divindade está presente e atuante em um objeto, como uma estátua, ou outro objeto qualquer. Idolatrar é considerar que a divindade é o objeto. 
Não identificada: Meu esposo e toda a sua família são protestantes e eu católica. Isso nunca causou problema entre nossos familiares. Casamos-nos na Igreja dele e eu gostaria de saber se posso batizar nosso filho na Igreja Católica? 
Claro que você pode batizar em sua Igreja. Procure o padre da Igreja onde você frequenta e apresente para ele a sua situação. 
Helenice Araújo: Qual a finalidade do sacramento da confirmação?
Como o próprio nome diz, confirmar em uma fé madura, esclarecida o que recebeu no batismo, o dom da filiação divina e a recepção plena do Espírito Santo. Pelo sacramento do crisma, da confirmação, somos enviados em missão, a dar testemunho de nossa fé. 
Jandir Cabral: Aprendemos que Deus é o criador de todas as coisas. Então ele teria criado também Satanás? Se isso for verdade, ele também deve ser considerado filho de Deus, portanto, Deus também o ama? E se Jesus disse que nenhuma de suas ovelhas se perderia, Satanás um dia alcançará a salvação? 
Deus criou tudo o que existe e criou dando liberdade a toda a criatura, não impondo. A tentativa de explicação sobre a existência de Satanás é que ele era um dos anjos de Deus e que se revoltou contra Deus querendo usurpar o seu lugar e seu poder, por isso ele é chamado de “anjo decaído”. O nome Lúcifer significa “estrela da manhã” e é o nome dado ao Demônio ou Satanás. Leia os seguintes textos Ez 28, 11-29 e Is 14, 12-14. 
Isis Machado: Qual a diferença entre beatificação e canonização?
Beatificar é um dos passos da canonização, ou seja, para se considerar alguém santo e colocá-lo na lista dos santos reconhecidos (Cânon) é preciso analisar sua vida, seus feitos e considerá-lo Beato, ou Bem aventurado. Beatificar significa dizer que aquela pessoa é feliz em Deus, está vivendo na felicidade do céu. 
Estelita Leite: É verdade que as missas gregorianas libertam as almas do purgatório? Existe esse tipo de missa aqui em Goiânia? 
O que livra do purgatório não é a ação humana, mas sim a bondade de Deus. eu nunca ouvi dizer que missa gregoriana “liberta” do purgatório e em Goiânia não conheço ninguém que celebra esse tipo de missa. O importante não é ficar centrada neste tipo de coisa, mas confiar na misericórdia divina que é infinita. 
Simone Chaves: Quais foram os primeiros povos a serem cristianizados? 
Os primeiros a receberem a fé cristã foram os judeus, pois o próprio fundador do cristianismo, Jesus Cristo, anunciou o seu reino em Israel, dali, após a ressurreição de Jesus os apóstolos partiram para os povos vizinhos, evangelizando em primeiro lugar a Ásia Menor, os povos vizinhos de Israel, expandindo-se para a Europa e depois para o mundo todo. 
Manuela do Carmo: Por que muitas pessoas fecham os olhos quando estão rezando? Há diferença entre rezar de olhos fechados ou abertos? 
Certamente é para concentrar mais e melhor. Não tem problema algum rezar com os olhos abertos e depende do gosto de cada um, o importante é estar em sintonia com Deus na oração. 
Ricardo Alves: Se eu tiver que enfrentar alguém em legítima defesa e, nesse confronto, eu tiver que matar alguém para sobreviver, Deus me perdoaria? 
Sim, Deus perdoa se não houve intenção de matar e você procurou defender a sua vida, o que é necessário. Para aprofundar no que ensina a Igreja leia e reflita os parágrafos 2263, 2264, 2265, 2266 e 2267 do Catecismo da Igreja Católica. 
Osmar Barbosa: O que significa pluralismo dentro de nossa Igreja?
Ser plural significa você respeitar a diversidade de pensamentos, de ações. O pluralismo é positivo na medida em que se vive a unidade na diversidade. 
Não identificada: Vou batizar minha filha e gostaria muito que dois amigos meus fossem padrinhos. Eles são muito boa gente, nunca fizeram mal a ninguém, são respeitados pelos amigos e familiares, inclusive meu esposo está de acordo. Tem algum problema? 
O Código de Direito Canônico orienta sobre a escolha dos padrinhos e as condições necessárias para que a pessoa assuma essa função e missão. O Cânon 873 diz que pode ser um padrinho ou uma madrinha, ou ainda um padrinho e uma madrinha o importante é que a pessoa ou as pessoas que assumirão esta missão sejam pessoas idôneas, cristãs autênticas, sejam batizadas, crismadas e recebam a Santa Eucaristia, não tenham nenhum impedimento canônico e estejam dispostas a assumir a missão de conduzir seu afilhado (a) na vida cristã na comunidade Igreja. A lei não fala se pode ou não ter dois padrinhos do mesmo sexo e eu vejo que isso não tem problema algum, desde que tenham as condições necessárias para tal missão. 
Ana Paula: O que significa “sanação radical”? 
Segundo o Código de Direito Canônico (Can. 1161) é um modo extraordinário de revalidar matrimônios. Diz sanar na raiz, ou seja, considerar o ato, antes considerado inválido, ou ilícito. 
Não identificada: Sou catequista, casada há cinco anos e meu marido diz que posso ficar com outra pessoa, desde que não o abandone isso é correto? 
Claro que não está correto, acho esse tipo de coisa um absurdo! Ele está aconselhando você a cometer o adultério. Não está certo. 
Carmelita: Sou casada há 45 anos. É pecado comungar sem estar casada no religioso? 
Se não houver nenhum impedimento para que seja realizado o casamento religioso, vocês deveriam legalizar esta situação, pois não está certo buscar um sacramento desvalorizando outro. As leis da Igreja restringe o acesso à eucaristia de pessoas que não assumem a vida sacramental de maneira total. Se houver algum impedimento de vocês se casarem no religioso, procure a Igreja onde frequenta e converse com o padre para uma orientação mais pessoal. 
Pascoalina: Fale sobre São Dimas. 
Dimas é o nome dado ao “bom ladrão” que morreu crucificado ao lado de Jesus (cf. Lc 23, 39-43). No evangelho não aparece o nome dele, mas em um escrito apócrifo (não reconhecido como inspirado por Deus) chamado “Evangelho de Nicodemos” (séc. IV) esse nome é citado. Segundo a tradição da Igreja ele se converteu na última hora, pedindo a misericórdia de Jesus, quando este estivesse em seu reinado. A ele Jesus prometeu o Paraíso (cf. Lc 23, 43). São Dimas é o protetor dos pobres agonizantes, sobretudo daqueles cuja conversão na última hora parece mais difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário