sexta-feira, 14 de novembro de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 03/03/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Pilar de Almeida: Gostaria que explicasse a passagem em Jo 17, 24 que diz: “Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste”. 
Jesus está manifestando aqui o seu desejo maior, o de ter com ele, todos os que lhe são fiéis. Jesus veio ao mundo para salvar a humanidade e Ele mesmo disse: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em plenitude” (Jo 10, 10), daí podemos ver que a causa primeira da vinda de Jesus ao mundo foi a salvação de todos. Ele também disse que o seu desejo é “fazer a vontade do Pai” (Jo5, 30; 6, 38) e a vontade do Pai é que todos se salvem, vivam a felicidade do céu, por isso Jesus diz que sua vontade é que todos se salvem, ou seja, estejam com Ele no reino celeste. 
Não identificada: Provavelmente minha mãe terá que fazer uma cirurgia na coluna. Fiquei muito aflita com a notícia, porque ela é idosa e tem outras complicações. Como não sofrer antecipadamente? 
Isso é normal, aflição pelos riscos que sua mãe corre numa cirurgia na coluna, sendo idosa. Mas é preciso ter confiança e esperança. Não sofra demais antes da hora, viva com serenidade. 
Rita de Cássia: Tenho tentado entregar a Deus os meus problemas e angústias, mesmo assim, não consigo ficar em paz. Sempre tem uma pontinha de ansiedade, achei que se entregasse meus problemas a Ele, me livraria deles. Onde estou equivocada?
Ninguém se livra de problemas assim, de maneira mágica, só entregando a Deus, essa não é a solução, o que você precisa é ter confiança no poder de Deus e na sua força. Problemas todos têm, mas é preciso ter confiança em Deus que nos dá força para enfrentá-los e encontrar a melhor saída. Entregar em Deus não significa se livrar do problema, assim seria muito fácil e cômodo. 
Estela Bessa: Sempre ouvimos dizer que Deus castiga, mas isso está indo contra os ensinamentos de Jesus Cristo que diz que Deus é misericordioso. Será que Deus estaria interessado em trazer sofrimento ao mundo? 
Deus nunca castiga ninguém, pois Ele é Amor. Precisamos parar com essa cultura do castigo divino. O que sofremos são consequências de nossos atos. Eu costumo dizer que não tem como colher arroz se plantar semente de capim. 
Viviana Abreu: Como as Sagradas Escrituras nos esclarecem a respeito da presença do mal no mundo? 
As Sagradas Escrituras nos dão uma explicação que não é histórica, mas uma reflexão sobre a existência do mal quando ela diz que a ambição humana, a sede de poder acabam com a harmonia proposta por Deus no relato do Paraíso no livro de Gênesis, no 2º. Capítulo. O capítulo 3º. fala desse conflito que tenta explicar a existência do mal no mundo. 
Eloísa Helena: Estava assistindo ao filme Cazuza e vi o quanto a juventude tem cultivado ídolos errados! Gostaria de ouvir a sua opinião a esse respeito. 
De fato temos muitos “ídolos” que nunca deveriam ser imitados em suas ações erradas. Uma coisa é você admirar o artista e sua obra, outra coisa é viver os mesmo erros que a pessoa cometeu. Deus ama o pecador, mas não ama o pecado. Essa diferença devemos fazer. Uma coisa é admirar a obra do Cazuza, outra coisa é admirar sua vida cheia de contradições que o levou à morte trágica. Não se pode condenar, mas não se pode seguir o exemplo ruim. 
Irene de Souza: Um amor de verdade pode ser destruído pela maldade das pessoas? 
A maledicência é terrível e pode estragar relacionamentos. Infelizmente tem casais que foram destruídos no seu amor por causa da maldade de pessoas que não têm escrúpulos e acabam interferindo através de inverdades que levam a o desequilíbrio de um amor verdadeiro. 
Maria Augusta: Aprendemos que sempre devemos dar a outra face. Dar a outra face é continuar sofrendo as agressões sem fazer nada? 
Não, dar a outra face não é ser tolo e passivo diante de calúnias e ofensas, mas não responder com a mesma agressividade; não ser violento como os violentos desse mundo; não deixar que o espírito de vingança nos domine e nos faça violentos. Devemos lutar pela justiça e não ser submisso às injustiças cometidas contra nós. 
Não identificada: Depois de vinte e cinco anos de casada, cinco filhos, meu marido resolveu me trocar por outra com a metade da minha idade. Fui muito humilhada e a mágoa ainda dói muito em mim. No final do ano passado, ele sofreu um AVC e sua “mulherzinha” não o quer mais. Meus filhos acham que devemos trazê-lo para casa para cuidar dele, mas eu não vou permitir. Não temos mais nada a ver um com o outro. Estou certa? 
Não é bom ficar “curtindo” mágoas, é preciso você superar isso, perdoar a atitude errada de seu ex marido, mas isso não significa que você deve aceitá-lo de volta como seu marido, uma coisa é o perdão do erro, outra coisa é você admitir que ele volte ao convívio em sua casa. Se for possível fazer isso será bom para ele, pois está doente. Não se pode exigir de você essa atitude, pois já não existe amor entre vocês. Os filhos devem cuidar do pai, é uma obrigação deles. 
João Augusto: Por que Deus não nos fez todos iguais como fez a Jesus Cristo, tão perfeito, tão santo, tão iluminado? 
Deus nos fez perfeitos, mas nós estragamos a criação de Deus. a ambição, o orgulho, a prepotência, o desejo de ser mais do que os outros acaba por estragar a pessoa humana. Usamos mal a liberdade que Deus nos deu. É preciso, como Jesus, lutar contra as tentações que o mundo nos oferece. 
Marina da Costa: Por que há épocas em nossas vidas em que somos sobrecarregados com problemas como se estivéssemos sendo testados e por conta disso, pesa nos ombros maiores responsabilidades? Seria Deus testando nossa fé? 
Deus não testa a fé de ninguém. Fé é um dom de Deus, Ele nos dá e quer que nós frutifiquemos através de obras que demonstrem nosso compromisso com Ele. Problemas todos têm e eles existem não por falta de fé, mas pela limitação humana, pelos condicionamentos que somos submetidos. Tem um ditado que diz: “Não devemos mostrar o tamanho de nosso problema para Deus e sim, o tamanho de nosso Deus aos nossos problemas”. 
Patrícia Rezende: Por que Jesus Cristo teve que morrer para nos salvar se até hoje tanta gente vai para o inferno de tanto pecado que comete? Ou seja, a morte de Jesus, para essas pessoas, foi inútil?
Não foi inútil a morte de Jesus, Ele realizou a salvação por sua doação de vida, mas é claro que isso não é mágico e nem todos entendem e querem isso. O mau uso da liberdade pode nos levar ao inferno, ou seja, a ausência de Deus. Para alguns a morte de Jesus pode ter sido inútil sim, quando não buscam viver seu ensinamento e recusam a salvação proposta por Ele. 
Maria Alice: Dizem que a oração não visa influenciar Deus, mas sim, mudar a natureza de quem ora. Gostaria que falasse a respeito. 
Sim, a oração não é para convencer Deus, mas para nos ajudar a buscar o que é correto, o que é da vontade de Deus. Ele nos quer felizes, realizados, plenos e a oração que dirigimos a Ele serve mais para nós nos aproximarmos dEle, de sua vontade. A oração nos ajuda no discernimento. 
Conceição Alencar: Medo da morte tem alguma coisa a ver com fé? A gente tem medo de deixar pessoas que amamos, saberia explicar o porquê de tanto apego? E este apego seria o motivo de existirem almas penadas? 
Eu não creio em “alma penada”, acho isso uma criação supersticiosa de pessoas que não tem fé. Medo da morte é falta de convicção de fé; falta de crer no que Jesus nos falou sobre a vida eterna. Não devemos temer a morte, mas claro, lutar pela vida, valorizar esse dom maravilhoso que Deus nos deu. A morte não acaba com esse dom, pois ressuscitamos, e isso devemos professar com alegria, sem medo. Medo expressa dúvida e para quem tem fé, não pode haver dúvida quanto à vida eterna. 
Não identificada: Meu casamento está desmoronando desde que nossa filha faleceu. Minha esposa não quer aceitar a perda, não sei mais o que fazer. Dê-me uma luz! 
Você deve ter paciência com os sentimentos de sua esposa, não é fácil uma mãe enterrar uma filha, mas além da paciência cultive o diálogo, o esforço de levá-la à compreensão que não adianta ficar lamentando a morte e deixando de viver a vida dela. Se esse sentimento dela estiver muito forte seria bom tentar convencê-la de procurar ajuda profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário