quarta-feira, 26 de novembro de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 25/04/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Bianca da Silva: Quais são as nossas obrigações na quaresma? 
O dever do cristão é a busca da conversão, da transformação de vida. Isso é uma obrigação durante todos os dias do ano, mas de modo especial no tempo da quaresma e isto se faz através dos exercícios quaresmais: oração mais intensa, caridade operante e jejum. Estes exercícios nos levam a tomar atitudes de um cristão convertido, consciente de seus deveres e obrigações; nos faz tomar consciência de que precisamos viver com mais solidariedade e fraternidade. 
Divina Maria: Uma pessoa que foi batizada na Igreja evangélica, mas que hoje é frequentadora da Igreja Católica pode se tornar madrinha ou padrinho de batismo? 
Ela deve, em primeiro lugar, procurar a Igreja católica para legalizar sua situação, pois dependendo de onde ela foi batizada, deverá ser batizada, ou acolhida na Igreja Católica, como membro da mesma. Para ser madrinha ou padrinho de batismo a pessoa deve ser consciente de sua missão, deve ser frequentador assíduo da Igreja e participante dos sacramentos. Diga para ela procurar orientação antes de aceitar ser madrinha de uma criança. 
Não identificada: Eu já presenciei vários padres bebendo além da conta. Gostaria de saber qual é a sua opinião em relação ao consumo de álcool por parte de padres. 
Acho que o consumo excessivo de álcool para qualquer pessoa é algo preocupante. Em se tratando de um padre, então, acho mais preocupante ainda, pois ele deve ser exemplo para os outros. O alcoolismo é uma doença que precisa de tratamento sério e o consumo de álcool, mesmo que em pequenas quantidades, pode levar a essa doença grave. 
Maria Emilia: Aprendi muito pouco sobre a vida de oração. Dizem que orar é estabelecer uma relação com Deus. Gostaria de compreender melhor e aprender mais sobre esta relação. 
Oração é a comunicação com Deus, é o diálogo que você trava com Ele. É você falar e ouvir o que Ele tem a dizer a você; é discernir, através da leitura da Palavra (Bíblia) o que Deus quer de cada um de nós; é estabelecer vínculo de confiança e amizade com Deus, enfim, é buscar viver uma vida mais feliz, pois esse é o desejo de Deus. 
Paulo Roberto: Qual a origem da prática das cinzas e o que elas significam? 
É muito antigo o uso litúrgico das cinzas, já vemos isso no Antigo Testamento. As cinzas simbolizam dor, morte e penitência. No livro de Ester, Mardoqueu se veste de saco e se cobre de cinzas quando soube do decreto do Rei da Pérsia que condenou à morte os judeus que viviam em seu império (Est 4,1). Jó (séc. VII e V aC) mostrou seu arrependimento vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinzas (Jó 42,6). Daniel (cerca de 550 aC): "Volvi-me para o Senhor Deus a fim de dirigir-lhe uma oração de súplica, jejuando e me impondo o cilício e a cinza" (Dn 9,3). Também o povo de Nínive proclamou um jejum a todos e se vestiram de saco, inclusive o Rei, que além de tudo levantou-se de seu trono e sentou sobre cinzas (Jn 3,5-6). O cristianismo continuou essa prática antiga, fazendo do ritual das cinzas, uma busca de conversão, de transformação de vida, arrependimento dos pecados. 
Não identificada: Meu esposo usou a aliança de casamento só no dia da cerimônia e nunca mais a colocou no dedo. Ele diz que sente agonia. Estamos casados há 11 anos, tivemos dois filhos e sempre fomos muito felizes. Tenho absoluta certeza de que ele nunca deu um passo errado. Qual a sua opinião a respeito do uso da aliança?
Se ele não sente bem em usar a aliança não vejo problema algum, pois não é o externo que garantirá a fidelidade interior. Seria bom se usasse, pois ela é um símbolo, mas só um símbolo, o que importa é a felicidade e a fidelidade de vocês. 
Carolina Aguiar: Qual a maior penitência que se aplica a uma pessoa e à qual pecado ela se refere? 
Eu não costumo aplicar penitência aos que me procuram para confessar, pois creio que a maior penitência é o arrependimento dos pecados. A penitência é uma orientação para reparar o erro cometido, daí podemos dizer que o esforço da reparação dos danos causados pelo pecado deve ser exercitado por todo penitente. 
Adália Ramos: Se eu levar uma garrafa de água para benzer e colocar esta água no filtro, o restante da água também se torna benta? 
Sim, pois a água se mistura perfeitamente e não se pode separar a água abençoada com a outra. Pode fazer isso tranquilamente. 
Não identificada: Fico muito indignada ao ver pessoas tão atuantes na Igreja e com tanta capacidade e disposição para julgar e criticar as pessoas, achando que só eles são portadores de conduta irrepreensível. Estou tendo dificuldades de conviver com uma delas. O que me aconselha? 
Eu aconselho a conversar com essa pessoa e mostrar o quanto ela está sendo incoerente com a fé que diz professar. Jesus alertou por várias vezes sobre a importância da vigilância em ser hipócrita, falso religioso. Hipocrisia não agrada a Deus. Infelizmente ainda temos algumas pessoas assim, intransigentes e incoerentes. 
Não identificada: Sabe onde surgiu a péssima reputação que a maioria dos sogros tem? Nunca tive inimizade com nenhuma nora e nem genro. Todos se tornaram meuás amigos e uma delas me visita sempre. 
Não sei de onde tiraram uma besteira dessas, pois normalmente os sogros combinam bem com os genros e noras. Talvez seja por causa do ciúme que algumas mães têm dos filhos ao se casarem, mas isso não é geral, graças a Deus. 
Cléo Alencar: Quando as pessoas dizem que “o amor é cego”, acho que estão se referindo à paixão. Em minha opinião, o amor não tem defeito e é para sempre. Nunca pensa em si mesmo em primeiro lugar. Já a paixão sobrevive enquanto tem novidade. Já nasce com prazo de validade. Qual sua opinião? 
Eu concordo com o dito que o amor é cego, de fato o amor não tem olhos para ver o externo, mas vê a essência. Cegueira, nesse caso, não é defeito, mas só para dizer que o amor não se importa com o que se vê, mas com a pessoa, o que ela é e não o que aparenta ser. 
Não identificada: Sempre sonhei em ter um namorado que tivesse pelo menos um pouco de ciúmes de mim, talvez por me sentir um pouco carente de atenção. Acabei arrumando um tão ciumento, que agora já está atrapalhando a minha vida e não sei o que fazer. Tenho medo de ficar sozinha de novo. Será que é porque eu estou um pouco distante de Deus? 
Não é o distanciamento de Deus que está provocando isso em sua vida, mas a proximidade dEle faz você ter mais forças para enfrentar os desafios da vida. Ciúmes nunca foi prova de amor, pelo contrário, acho que ele prova a insegurança, a falta de confiança na pessoa que diz amar. 
Giovana das Graças: Está escrito que o homem não deve se ajoelhar diante de nenhum outro nome, mas somente “ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus (anjos), na Terra (homens) e debaixo da Terra (demônios) e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a Glória de Deus Pai”. Esta passagem está em Fl 2, 9-11. Comente por favor. 
De fato somente devemos nos prostrar em adoração diante de Deus. Jesus é Deus, por isso diante dele se dobre todo joelho, como diz São Paulo. A citação é muito clara e dispensa maiores comentários. Tudo converge para Cristo e nossa salvação depende dele, de nossa adesão à sua pessoa. http://www.matrizdecampinas.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário