sábado, 22 de novembro de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 07/04/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Nairubia Riberio: O que eu devo falar a uma pessoa que insistentemente fica convidando para frequentar a sua igreja? Não me sinto à vontade com essa insistência. 
Faça a mesma coisa com ela, convide-a para frequentar a sua Igreja! Mas sendo mais direto, você deve pedir a esta pessoa que respeite a sua fé e sua opção cristã. Diga não ao convite, seja contundente e coloque um ponto final na questão. 
Margareth Lopes: Todo cristão quer ir para o céu quando morrer, mas quando Deus chama, ninguém quer ir. Será que se trata de consciência pesada? 
Não necessariamente seja consciência pesada, mas sim a dificuldade de desapegar de suas seguranças. O que não é visto e experimentado traz dúvidas e incertezas, normalmente. A fé madura e consciente nos ajuda a superar esse “medo” do céu. 
Não identificada: Meu namorado sugeriu que tivéssemos relacionamento sexual antes do casamento, porque isso é muito comum hoje em dia. Recusei, dizendo que prefiro esperar pelo casamento e ele me achou um pouco careta. Será que um amor à moda antiga não cabe mais nos dias de hoje? 
Certamente cabe perfeitamente em nossos dias e muitos casais de namorados têm feito essa opção. No meu ponto de vista as pessoas, normalmente, estão caindo no “modismo” de que tudo é normal e, portanto, deve ser imitado. Não é porque muitos fazem que eu devo fazer; não é porque valores não são vividos que eu tenho que desvalorizar minha vida, isso é nivelar por baixo. É preciso manter valores e agir conforme a sua consciência cristã. 
Helena Ataídes: Por que devemos rezar se Deus não muda a sua vontade? 
A oração não é para mudar a vontade de Deus, mas sim a nossa, pois somos egoístas e queremos o que nos satisfaz e não queremos fazer a vontade de Deus a nosso respeito. Deus quer a nossa felicidade, o nosso bem e, em muitos casos, rezamos pedindo para Deus atender nossas vontades egoístas. 
Márcia Kelly: Se a morte de Jesus já nos redimiu, nos salvou, então por que a maioria das pessoas teme ir para o inferno, se pela sua morte, estamos todos salvos e as portas do Paraíso estão abertas para nós? 
A morte redentora de Jesus não é mágica, simplesmente salvou a todos sem distinção, pois a salvação é um dom que precisa ser assumido, aceito pela pessoa, que é livre até para recusar a salvação oferecida na cruz. Muitos temem o inferno porque não assumem corretamente o céu, ou seja, a oferta salvífica. É preciso aceitar e se deixar converter. 
Paulo José: Posso ser dispensado de um voto que não consigo cumprir? 
Procure o padre de sua Paróquia e converse com ele sobre o seu voto. Eu, particularmente não sou muito favorável a fazer certos votos que são muito exigentes. A promessa não pode ser um comércio com Deus. antes de fazer qualquer tipo de promessa é bom analisar se terá condições de cumprir, se ela não expõe ao ridículo ou é um sacrifício muito grande, pois Deus não quer sacrifício, mas prática de misericórdia. A melhor promessa que podemos fazer é a de ajudar os necessitados.
Fernanda de Fátima: Para onde vão as almas dos bebês abortados? Com certeza Deus os acolhe no seu reino. Geralda Rosa: Não existe nenhum relato sobre detalhes do parto de Nossa Senhora, mãe de Jesus. Este parto foi normal, como outro qualquer, ou aconteceu algo sobrenatural? 
Claro que foi um parto normal, como qualquer outro parto. Não houve nada de extraordinário durante o parto de Maria. 
Maria das Graças: Convidaram-me para assistir a uma missa em uma Igreja Ortodoxa e houve o momento da comunhão e eu comunguei. Esta comunhão tem validade para nós católicos?
Você não deveria ter comungado, pois é outra Igreja, mas a comunhão é válida sim. A Igreja Ortodoxa considera a presença real de Jesus no Pão consagrado, é eucaristia como a nossa. 
Não identificada: Moro no interior e o padre responsável pela nossa Igreja disse que a Bíblia foi criada apenas para os católicos e os protestantes da minha cidade estão muito indignados com isso. Ele está certo? 
Devemos analisar o contexto no qual o padre falou isso. Na época da elaboração do Novo Testamento só existia uma Igreja, a Católica. A divisão das Igrejas aconteceu cerca de 15 séculos depois que a Bíblia foi totalmente elaborada. Não se pode dizer que a Bíblia foi escrita para os cristãos católicos, pois o Antigo Testamento, que faz parte da Bíblia, foi escrita muito antes do cristianismo (é Palavra de Deus para o Judaísmo). É bom evitar certos comentários excludentes, como esse, isso pode ser considerado discriminação religiosa, pois a Bíblia não é privilégio dos cristãos católicos, mas é dirigida a todos. 
Dione Maria: Andam comentando por aí que as mulheres que usam roupas indecentes, mostrando o corpo, merecem ser estupradas. Que horror! O que acha disso? 
Isso é um verdadeiro absurdo! Não se pode justificar um crime, como o estupro, com uma afirmação absurda dessa. Não concordo com os exageros de decotes e a exposição sensual do corpo, mas isso não pode ser considerado causa de estupros. O estupro é consequência do desequilíbrio de pessoas perversas, doentes mentais. 
Márcio da Silva: Qual a origem do celibato? Ele teria sido inspirado em Jesus? 
Sim, a inspiração é na pessoa de Jesus, seguindo o seu exemplo. Também está fundamentado no conselho que Paulo apresentou, dizendo que o evangelizador deve se ocupar prioritariamente com a evangelização e não ter outras preocupações. Leia 1ª. Carta de São Paulo aos Coríntios, capítulo 7. 
Regina Maria: Gostaria que falasse a respeito das profecias de São Malaquias sobre os futuros Papas. Elas se cumpriram? 
Eu, particularmente, não gosto dessas previsões de futuro, considero tudo isso uma grande besteira. Essas “profecias” atribuídas a São Malaquias, não são profecias, mas previsões. Eu desconheço essas previsões, pois não me interesso muito por esse assunto e sou cético no que se toca a previsões. 
Cárita de Almeida: Existe diferença entre batizar uma pessoa adulta e uma criança? 
Não existe diferença, pois o batismo é sempre o mesmo e com a mesma finalidade, tanto para crianças como para adultos. O catolicismo tem a tradição de batizar crianças devido à confiança que deposita nos pais de educar a criança na fé e é um costume desde o início do cristianismo.
Carla Carneiro: Por que Jesus, ao curar uma pessoa, perguntava antes se ela desejava ser curada? 
Os milagres de Jesus não eram espetáculos e muito menos exibicionismo de sua divindade, mas consequência da manifestação da fé de quem o buscava. É preciso crer para alcançar a graça de Deus.
Não identificada: Quando nos unimos a uma pessoa, levamos junto muitas fantasias, achando que o casamento é uma viagem ao país da felicidade plena e, de repente, esta união se transforma em constantes conflitos e várias decepções. A que se deve isso? 
Não se pode generalizar dizendo que o casamento é uma ilusão passageira. O amor deve ser cultivado ao longo do tempo, deve ser cativado, não deixando a rotina pesar sobre o casal. Só chega a decepções quando não existe amor verdadeiro na relação do casal. http://www.matrizdecampinas.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário