quarta-feira, 12 de novembro de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 21/02/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS
Marlúcia Alencar: Acho um pouco fora de propósito as mães de hoje vestirem suas filhinhas com roupas de adolescentes, unha pintada, maquiagem, etc. Será que devemos considerar isso normal pelos novos tempos? Ou será que essas mães não estariam forçando um amadurecimento precoce?
Não concordo com essa maneira de educar filhos, pulando etapas, as crianças devem ser crianças e não adultos precoces. Além de ser ridículo, acho que o uso de maquiagens em crianças pode prejudicar sua saúde. Não é bom pular as etapas da vida. Como é bom ser criança!
Flávia Nogueira: No Antigo Testamento está escrito que devemos “temer a Deus”. No Novo Testamento, Jesus Cristo já veio nos ensinar a amar a Deus. E isso está escrito nos Dez Mandamentos, em primeiro lugar. Como fica então: temer ou amar?
Esse temor a Deus mão é visto como ter medo de Deus, mas respeitá-lo com a devida reverência. Devemos amar a Deus sobre todas as coisas e esse amor deve nos levar ao respeito, pois nunca devemos nos igualar a Ele, que infinitamente superior a nós. Temer é igual respeitar.
Não identificada: Meu pai abandonou minha mãe quando soube que ela estava grávida de mim. Vou completar quinze anos e agora ele quer me conhecer, mas eu não quero, pois acho que ele não merece. Minha mãe quer que eu decida isso por mim mesma. Se eu recusar estarei pecando?
É uma decisão que só você pode tomar. O cristão deve exercitar o perdão incondicional. Não diria que sua recusa é um pecado, mas não está certo pagar o mal com o mal. Não curta ódio contra o seu pai, não vale a pena.
Expedito Alves: Gostaria de saber a sua opinião sobre a atitude daquele grupo que prendeu o menor, nu, em um poste, no Rio de Janeiro. Acha que é por aí? Fazer justiça com as próprias mãos sem maus tratos?
Não acho que é missão nossa fazer justiça com as próprias mãos. Existe polícia para coibir as ações criminosas dos delinquentes. Não está certo nós reagirmos com violência a violência da sociedade. Violência gera mais violência. Reagir nunca é a melhor solução!
Cláudia Regina: Sempre reclamamos quando perdemos algo ou alguém e sofremos muito com isso, mas tem gente que fala que, quando Deus nos tira algo, não é castigo, mas Ele está abrindo nossos caminhos para receber algo novo. É isso mesmo?
Não concordo com essa maneira de falar que Deus nos tira algo ou alguém. Deus não nos tira nada, pelo contrário, Ele nos dá tudo, inclusive quando a vida eterna, quando morremos, ou quando alguém de nós morre. Nunca devemos dizer que Deus nos castiga, ou que Deus quis a morte de alguém. Ele quer a vida e a felicidade de todos.
Não identificada: Tenho catorze anos de casada e descobri que meu esposo está me traindo. Ao mesmo tempo tenho certeza que ainda existe algo entre nós que ainda vale a pena lutar. Será que devo persistir? Será que devo deixar por conta do tempo? O que me aconselha?
Deve sim, o amor deve ser mantido, mesmo com os deslizes que por acaso um dos cônjuges vier a cometer. Existe o perdão para ser aplicado. Se existe amor entre vocês, lute! Procurem o diálogo e a compreensão mútua. Nada como uma boa conversa e avaliação da convivência para rever atitudes erradas.
 Ana Amélia: Gostaria de estimular o estudo bíblico em meus filhos, em casa, mas estou com certa dificuldade, receio que eles achem esse momento sem graça. O que sugere?
Sugiro que você procure uma livraria católica e exponha sua necessidade de realizar esse estudo bíblico em sua casa, com seus filhos. Eles indicarão material adequado para a idade de seus filhos e dinâmicas que possam ajudá-la nesse sentido. Não desanime, incentive a leitura bíblica diária, reúna com seus filhos para rezarem juntos, são práticas motivadoras da fé. O exemplo de vocês pais irá incentivá-los à espiritualidade.
Não identificada: Recentemente perdi uma pessoa que amava muito. Ele faleceu jovem ainda, 57 anos. Tínhamos uma longa vida pela frente, mas ele sofreu um ataque cardíaco fulminante, nem deu tempo de ir para o hospital. Será que a dor é o preço do amor?
Nunca diga essa expressão “perdi”, pois você não perdeu essa pessoa querida, mas ele se foi, partiu para a Vida. Agradeça a Deus pela convivência feliz que tiveram e, agora, agradeça mais ainda a vida eterna que essa pessoa goza junto de Deus. A dor não é o preço do amor, pelo contrário, o amor supera a dor.
Aparecida Simone: Esta frase me fez meditar muito sobre como tenho vivido minha vida: “Quando você entender a transitoriedade humana deixará de perder tempo com as futilidades e passará a investir sabiamente seu tempo e energia naquilo que realmente lhe faz feliz”! Gostaria que falasse sobre as futilidades e valores na vida do cristão.
De fato, nos preocupamos demais com coisas supérfluas e não com o essencial. A vida é muito curta para perdemos tempo com futilidades. A pessoa deve procurar a felicidade e é o amor que dá sentido à nossa vida. O que é fútil não constrói a vida. É preciso saber construir sobre os alicerces dos valores cristãos.
Não identificada: Tive quatro filhos, dois casais, todos criados praticamente dentro da Igreja. Os dois rapazes brigaram e, há um ano não se falam. Sofro muito com isso. Já conversei muito com eles, mas nenhum deles quer ceder. Será que devo deixar que o tempo resolva isso?
Sim, você deve deixar que o tempo resolva, mas não deixe de conversar com eles, levando-os a perceber a estupidez dessa atitude infantil de ficar sem falar com o outro. É preciso mostrar o caminho do perdão, da reconciliação. Tem um ditado que diz: “O tempo cura o queijo”, em muitos casos de briga o melhor é deixar que o tempo ajude a curar as feridas abertas pelo desentendimento.
Andréia Uchoa: A maioria das pessoas combate a corrupção, mas poucos se lembram de pequenas corrupções como aceitar troco errado para mais, falsificar documentos, comprar produtos falsificados, isso também não seria um grande pecado aos olhos de Deus?
Sim, quando falamos de corrupção devemos estar atentos às pequenas corrupções que são erros tão grandes quanto às outras que vemos nos meios de comunicação. Quando tentamos subornar alguém com presentes; quando tentamos dar um dinheiro para o guarda de trânsito não nos multar; quando pagamos alguém para fazer uma coisa que é nossa obrigação; quando recebemos troco errado e não devolvemos; quando damos educamos nossos filhos com trocas de favores, tudo isso são pequenas ações corruptas que realizamos. O pecado não está no tamanho do erro cometido, mas sim no erro.
Marielly Sotteli: O Papa Francisco disse que é muito importante ir à missa aos domingos, porque a Eucaristia salva. Mas tem tanta gente que sai da missa do mesmo jeito que entrou. Particularmente acho que qualquer dia seria inútil. Mas por que o Papa destaca o domingo?
Não é o Papa que destaca o domingo, mas é porque o domingo é o dia consagrado ao Senhor. A própria palavra domingo significa “Dia do Senhor” (dies Dominicus). Os Apóstolos celebravam a partilha do Pão “no primeiro dia da semana”, isto é, no Domingo, como vemos em At 20,7: “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para a fração do pão…” Em Mt 28, 1 vemos: “Após o Sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria vieram ao Sepulcro…” Em Ap 1, 10, São João fala que “no dia do Senhor, fui movido pelo Espírito…” e a coleta era feita “no primeiro dia da semana” (1Cor 16,2). A Igreja destaca o domingo por ser o dia da Ressurreição do Senhor, mas claro, qualquer dia da semana você pode participar da Santa Eucaristia, mas o domingo é especial.
http://www.matrizdecampinas.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário