sábado, 25 de setembro de 2021

ELES VIVERAM CONOSCO - IRMÃO JOSÉ ALVES CSsR

Irmão José Alves de Almeida CSsR 
*16 de outubro de 1930
+25 de setembro de 2021 
Em 21 de janeiro de 1962, com 32 anos de idade,
 definitivamente no semnário do Potim-SP
Homens que escolheram seguir a vida religiosa podem exercer a vocação de duas formas, sendo padres ou irmãos. São homens que dedicam suas vidas a cuidar da comunidade a que pertencem. O quadro Em Nome da Vida, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 26, mostro como vive e trabalha o Ir. José Alves de Almeida, Missionário Redentorista, que vive a serviço da Igreja em Trindade (GO). Um chamado não menos importante que o presbitério é o chamado para seguir a vocação de irmão. Com 50 anos de vida religiosa, Ir. José vive na Casa Paroquial de Trindade e conta que tinha 31 anos quando decidiu seguir esse caminho. “Demorou seis meses, mas eu disse que quando eu entrasse, eu não voltaria mais para a vida ativa. Desde 1961, que eu entrei e nunca mais tive vontade de voltar”, lembra. Ir. José ingressou na Congregação em Aparecida do Norte (SP). Ele é paraibano, e está em Trindade desde 1978. Sempre servindo com fé a devoção ao Divino Pai Eterno, a rotina dele é de muito trabalho. Ele ajuda a cuidar da Casa Paroquial, do Santuário, e também auxilia os padres. “Faço compras, levo os doentes na Vila São Cottolengo, trabalho na horta”, comentou. Os irmãos redentoristas assumem os mesmos votos que os padres. São missionários que se colocam inteiramente a serviço da comunidade, junto ao povo. “O sinal é porque precisa. Quando é chamado tem que ir”, declara Ir. José.
Nosso querido Irmão José Alves sintetizou bem a proposta da vida missionária redentorista: - foi um homem de oração totalmente dedicado às coisas de Deus com suas devoções e missa diária; - foi um homem da fraternidade, sendo irmão de fato entre os confrades; - foi um homem da missão no sentido mais amplo e profundo, pois realizava cada tarefa por causa do Reino anunciado por Jesus. Que seu exemplo de reza e trabalho inspire nossos dias na Congregação. E que o Senhor o acolha no convívio dos Santos. Amém.Vicente de Paula Alves
Irmão José fica eternizado como o israelita fiel. É o tipo de personalidade que a Escritura Sagrada chama de "pedra angular"; os clássicos denominam de "coluna" e nós o conhecemos como "esteio"... e José foi o esteio de "aroeira do Sertão". Resistente física, integível, espiritual e emocionalmente. É um "Víto Curzio" que resistiu com sabedoriaa a virada e o pós Concílio. Homem bom; figura ímpar; redentorista forte integralmente. Ir. José, exemplo de redentorista, rogai por nós! Ir. José Mauro Maciel, C.Ss.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário