sábado, 11 de setembro de 2021

ELES VIVERAM CONOSCO - PE. JOÃO BENEDITO DA SILVA (CAMPOS)CSsR

PE. JOÃO BENEDITO DA SILVA (CAMPOS)CSsR
* 11\07\1927 - + 11\09\2001
1927 – Nasceu em Porto Feliz\SP. Filho de Amantino da Silva e Gertrudes Rodrigues de Campos.
1938 – Ingressou no Seminário Santo Afonso em Aparecida\SP.
1946 – Fez a primeira Profissão.
1951\07\29 – Ordenado sacerdote por Dom José Carlos de Aguirre. 
1952\1957 - Residiu em Tietê, Aparecida como professor no Seminário Santo Afonso.
1957\1958 – Segundo Noviciado em São João da Boa Vista. Missionário, residindo em Tietê. 
1959\1964 – Missionário em Goiás.
1964\1967 – Diversas funções no Jardim Paulistano e Penha
1967\1974 – Superior e professor no Seminário São José em Goiás. 
1995 – Fez o ano sabático
1976\1995 - Vigário cooperador em Trindade. 
1995\2001: Vigário cooperador em Campinas\GO.
- Em todos esses anos “dedicou-se ao exercício do sacerdócio com alegre ardor missionário e com a sabedoria advinda da experiência própria de quem soube viver sua vocação e missão... como homem bondoso, acolhedor e fiel...”.
- Grande matemático. Nas matérias de matemática e afins tirava sempre a nota máxima. Ocupou diversas vezes o cargo de ecônomo em nossos conventos.
- Seu nome de registro era João Benedito da Silva. Do Noviciado até a ordenação, era costume naquele tempo, ser tratado pelo sobrenome. Mas havendo já outro confrade com o mesmo sobrenome, escolhia-se um nome tirado da própria família, para não haver confusão de nomes no trato diário. No caso do nosso João Benedito, já havia algum confrade com o sobrenome Silva. Por isso escolheu-se o nome Campos, tirado da família dele. Este sistema vigorava até a ordenação, e somente para o “consumo interno” i.é, na Congregação, voltando-se depois para o nome de batismo. Mas no caso dele assim ficou até sua morte. Padre Clóvis de Jesus Bovo CsSr
Caro Ierardi, eu me afinava muito bem com ele, mantínhamos altos papos. Tive a felicidade de passar mais de uma semana convivendo com ele todos os dias em Mairinque (Julho de 2001) Ele tinha chegado de Goiás, estava em Suzano na casa do irmão dele (já era falecido na época, quando ele vinha para S.Paulo ficava hospedado lá) Eu fui buscá-lo e o trouxe para Mairinque onde eu morava e por lá tem umas primas, pessoal de quem ele gostava muito. Fomos no sitio de uma tia nossa em Porto Feliz, onde foi a missa de 50 anos de ordenação e depois ele voltou para Goiás. Ficamos combinados que em fevereiro de 2002 eu iria busca-lo no aeroporto e ele viria direto para Mairinque, sem passar por Suzano, infelizmente tudo foi interrompido em 11 de setembro de 2001. Era desejo dele ficar mais tempo em Mairinque, mas resolveu ir embora, acho que já não estava bem. Muitas saudades dele. Foi meu professor de matemática no seminário. abraços Abner
Este foi meu Tio João, mais conhecido como Padre Campos, que no dia 11 de julho de 2016, completaria 86 anos. Um homem que sempre dedicou sua vida ao sacerdócio, entrou no seminário com 11 anos de idade, ele nos deixou um testemunho profundo de alegria e de amor à vida. Homem bondoso, generoso, sábio, acolhedor e fiel à sua vocação de missionário redentorista. Quem o conheceu sabe bem do que estou falando. Ele nos faz muita falta. Na ocasião de seu falecimento, comentamos que Deus estava precisando dele no céu, pois ele nos deixou bem no dia do ataque as Torres Gêmeas. E com certeza ele fez uma grande diferença e um ótimo trabalho por lá. Leila Schimith
Foi meu professor de matemática, não sabia que era João Benedito da Silva, tinha-o como padre Campos, um professor competente que pausava suas aulas, cansativas na matéria específica, mas gostosa nos causos. Sabia cativar, agradava, fugia ao padrão austero de um professor de matéria que não representava nada aos nossos intentos mais voltados ao lado espiritual.Alexandre Dumas Pasin de Menezes
Obrigado, Alexandre. Esse foi o meu tio. Irmão de minha mãe. Os redentoristas o levaram de casa com onze anos. Teve que esperar idade para se ordenar. Esses eram os redentoristas de antanho.Abner

Nenhum comentário:

Postar um comentário