quinta-feira, 9 de setembro de 2021

ELES VIVERAM CONOSCO - PE. ANDRÉ BOHNEN LENZ CSsR

PE. ANDRÉ BOHNEN LENZ CSsR 
+9 de SETEMBRO 1982 
De pequena estatura, o Andrezinho nasceu em Monte Alverne, lugarejo próximo a Cruz Alta-RS. Era o terceiro numa turma de doze irmãos; e os pais viviam da lavoura num pequeno sítio que possuíam. Foi durante uma Missão pregada pelo Pe. Antão Jorge que o garoto manifestou o desejo de ser também missionário; e aos 13 anos ingressou no Juvenato de Cachoeira do Sul. No ano seguinte veio para o S. R. Santo Afonso, em Aparecida, e a 1.º de fevereiro de 1940 recebeu o hábito, fazendo seu noviciado e sua profissão em Pindamonhangaba, a 2 de fevereiro de 1941. Os estudos superiores ele os fez no Seminário de Tietê, e a 28 de julho de 1946 foi ordenado por Dom José Carlos de Aguirre. Seus primeiros anos de ministério ele os viveu como cooperador, nas paróquias da Penha e de Aparecida. Em 1949 fez o segundo noviciado, e iniciou sua vida missionária em Araraquara, de onde partiu para Goiás. Daqui saiu em 1954 como superior de Passo Fundo-RS onde permaneceu até 1956. Vítima de um processo movido por anticlericais da cidade(1), foi transferido para Porto Alegre, de onde saiu em 1960, sendo nomeado ecônomo do Seminário R. Santo Afonso(2). Trabalhou depois em Brasília e Rubiataba. Em 1965 foi adscrito à Comunidade do Jardim Paulistano, para tratamento do seu sistema nervoso(3); e de 1970 até à sua morte esteve em Aparecida. Reconhecendo-se logo incapacitado para o trabalho da Basílica, nem por isso desanimou. Pediu ao arquivista as crônicas antigas da Vice-Província de Brasília (fundação, missões etc.) e pôs-se a traduzi-las do alemão. Conseguiu na Baviera centenas de originais de cartas dos nossos primeiros padres, em alfabeto gótico, passando meses inteiros a transcrevê-las para o alfabeto latino, muitas vezes com o auxílio de uma lupa. Em seus últimos anos teve a alegria de saber que o tal processo, após 16 anos, havia terminado, sem qualquer condenação. Podia respirar tranqüilo. Mas sua saúde já estava abalada demais, e não conseguiu recuperar os seus nervos. No dia 9 de setembro de 1982, após o jantar, um enfarte fulminante o levou para os braços do Pai. (Comunicado do Governo Provincial) 
NOTAS
(1)Quando o Pe. André tomava conta da construção do seminário de Passo Fundo, um garoto, que invadiu as obras, acabou morrendo eletrocutado e o padre teve de sair fugido de lá. Durante anos foi procurado pela polícia de todo o país e devia usar nome falso, respondendo a um processo que trouxe muito sofrimento a ele e aos confrades. (nota do editor)
(2)André sofreu um câncer doloroso na mão e teve de tomar entorpecentes, os quais depois se transformaram numa dependência que muito o atormentou. (nota do editor) 
(3)Abalado com os sofrimentos indicados nas notas anteriores (idem)
CERESP
Centro Redentorista de Espiritualidade - Aparecida-SP
Pe.Isac Barreto Lorena C.Ss.R.(In memoriam)
Pe.Vitor Hugo Lapenta CSsR
Pe.Flávio Cavalca de Castro CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário