segunda-feira, 27 de setembro de 2021

ELES VIVERAM CONOSCO - Pe. ÂNGELO LICATI CSsR

Pe. ÂNGELO LICATI CSsR 
*26 de Janeiro de 1928
+27 de Setembro de 2019
A Província Redentorista de Goiás está em luto pela perda de um de seus membros: Padre Ângelo Licati, de 91 anos(incompletos), não resistiu a uma intervenção cirúrgica, feita na última semana, para o tratamento de uma úlcera. O velório acontece na Basílica Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade (GO), a partir do meio-dia.Em nota, o Superior Provincial de Goiás, Padre André Ricardo de Melo, pede que recomendemos a alma de Padre Ângelo em todas as orações nestes dias, especialmente, oferecendo missas em sufrágio. 
Mais sobre Padre Ângelo Licati 
Os números da sua vida são expressivos: mais de 70 anos de vida consagrada e 67 de sacerdócio.Padre Angelo nasceu em 26 de Janeiro de 1928, em Avaré (SP). Entrou para o Seminário em 1938, fez o noviciado em 1947 e foi ordenado sacerdote em 1952. Trabalhou como professor no Seminário Santo Afonso e no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Missionário na Igreja da Penha, estudou Teologia Moral em Roma (1967), e dentre tantos outros trabalhos, foi Superior vice-Provincial da então vice-Província de Brasília por cerca de 10 anos.Em Trindade, exerceu o cargo de Reitor e Pároco. Os dois últimos lugares em que atuou foram Campinas e Trindade. Ultimamente, residia na Comunidade da Basílica do Divino Pai Eterno.
91 anos(incompletos) de vida, 72 anos de vida consagrada, e 67 anos de sacerdócio: estes são os números que acompanham o Pe. Ângelo Licati neste ano de 2019. Paulista da cidade de Avaré, filho de imigrantes italianos que vieram para o Brasil trabalhar nas fazendas de café. Em 1938, entrou para o seminário redentorista. Além da formação no Brasil, cursou Teologia Moral na Academia Alfonsiana, em Roma, na Itália. Trabalhou por muitos anos no Santuário Nacional de Aparecida, onde foi Prefeito de Igreja e Reitor. Também acompanhou pastoralmente os operários nas fábricas, na capital paulista. Entre 1961 e 1970, integrou a equipe de missionários itinerantes em Araraquara/SP, e colaborou com o início da Novena “Natal em Família”. Em 1976, foi transferido para Goiás, onde foi missionário itinerante, Superior Vice-Provincial (1985-1988), Reitor do Santuário do Divino Pai Eterno (1988-1994), vigário paroquial na Paróquia/Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Goiânia. Colaborador do Santuário Basílica de Trindade. Pe. Ângelo tinha a paixão pela pescaria e natureza, mas também pela leitura e a escrita. Além do português, estudou latim, espanhol, italiano e um pouco de francês. Devoto de Maria Santíssima, é o autor do livro “A caminho com Maria”, da Editora Santuário; na Scala Editora, é o autor do subsídio “Semana Santa nas Comunidades – Coordenada animada por leigos”.
NOSSO GUIA – FEVEREIRO/2017(atualizado)
Padre Ângelo era um dos meus chegados. ele gostava de jogar futebol quando eu era goleiro, pois todas as bolas que pegava passava para ele. e gostava quando eu dizia, vamos por fogo nisso. A última vez que o vi foi em Trindade, e, 97 ou 98, não me lembro. Um grande seguidor de Cristo.Abner Ferraz de Campos
MINHA NOTA ESPECIAL- Aos domingos, pela REDEVIDA, assistia às missas do Padre Ângelo Licáti. Ele era um perfeccionista do Evangelho! Explicava com segurança e detalhes todos os pontos da celebração. Às vezes até "estourava" o tempo previsto(1:30h), mas demonstrava que o mais importante deveria ser dito com prioridade.Quando benzia as imagens e objetos ressaltava que aquilo era apenas para ter em casa a lembrança do templo do Senhor! Ele agora está na melhor vida pois UMA VEZ REDENTORISTA, REDENTORISTA NO CÉU!!!! Antônio Ierárdi Neto
Padre Ângelo, devo-lhe uma homenagem. Foi meu prefeito, andava em má companhia, apoiava um grupo de má índole, quase todos foram convidados a sair, menos o delator que se tornou padre. Tivemos um atrito, me rebelei, respeitou minha posição. Saí do seminário, minha mãe morreu algum tempo depois, compareceu ao féretro acompanhado de vários seminaristas. Recentemente, nós nos vimos na novena de Nossa Senhora, identifiquei-me, ficou feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário