sábado, 25 de setembro de 2021

ELES VIVERAM CONOSCO - PE. LUIZ ÍTALO ZÔMPERO CSsR

PE. LUIZ ÍTALO ZÔMPERO CSsR 
+25 DE SETEMBRO 1981 
Natural de Brotas-SP, nasceu em 23 de dezembro de 1934. Em 1942 sua família já estava residindo na vizinha cidade de Pederneiras-SP onde freqüentou a Escola Paroquial. Ingressando no Seminário Santo Afonso em 1944, recebeu o hábito em 1952 e fez os estudos superiores em nosso Seminário de Tietê, onde foi ordenado a 1º de julho de 1958. Durante alguns anos Pe. Zômpero trabalhou como professor e vice-diretor do S. R. S. A.(*) Posteriormente esteve como cooperador na Penha, e em São João da Boa Vista como missionário, ocupando-se também com os cursilhos. Daqui seguiu para o nosso Seminário em Goiás, e em 1978 foi vigário da nossa paróquia em Goiânia. Deixando o cargo de vigário, assumiu a direção da Rádio Difusora, tornando-se bastante conhecido através dos seus programas, sempre apreciados; e durante esses anos colaborou também no “Santuário de Aparecida”. De Goiás, Pe. Zômpero veio trabalhar na Rádio Aparecida. E foi a serviço da R. A. que, no dia 25 de setembro (1981) foi encontrar a morte, na estrada São Paulo-Curitiba. Capotando por duas vezes o carro em que viajava ao lado do motorista, fraturou ele diversas costelas, com grave lesão na coluna. Levado às pressas para Curitiba, faleceu ao dar entrada no hospital. Foi sepultado em Aparecida. Sua morte, repentina e violenta, foi muito sentida, principalmente pelos seus confrades que, nele viam um grande companheiro, sempre alegre, ativo, e disposto para qualquer trabalho. Deus o chamou quando tinha ainda muito para dar. (Comunicado do Governo Provincial) 
(*)Pe. Zômpero possuía porte físico excelente e foi exímio futebolista. O esporte, aliado à sua simpatia pessoal, foi o caminho para muitas amizades e para a pastoral entre os jovens. (nota do editor)
CERESP
Centro Redentorista de Espiritualidade - Aparecida-SP
Pe.Isac Barreto Lorena C.Ss.R.(In memoriam)
Pe.Vitor Hugo Lapenta CSsR
Pe.Flávio Cavalca de Castro CSsR.

Padre Zômpero, ordenado sacerdote em 1958, iniciou os trabalhos como mestre no SRSA. Como todos podem lembrar-se, aos domingos havia a famosa "festinha" após o jantar, quando treinávamos nossa comunicação de púlpito por meio da oratória e declamação de poesias. Recordo que numa dessas ocasiões, Pe.Zômpero presidiu o evento e coube-me ser um dos oradores. Fiz um discurso com tema da FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE tendo como base uma historieta que li de artistas da Ópera de Paris. Padre Zômpero elogiou minha apresentação e solicitou-me cópia para seus futuros sermões (naquele tempo dizíamos "sermões" ao invés das "homilias" de agora!). Saudosa memória! Esteja em paz, padre amigo! Antônio Ierárdi Neto - Tampinha
Amigo Ierardi, padre Zômpero foi também meu professor de música e nestas festinhas que você citou eu tive que fazer um solo. Eu sempre fui muito tímido, mas tive que fazer aquele solo. No palco do auditório, quando todos pararam de cantar eu cantei sozinho o famoso lá lá lá lá, lá lá lá lá lá. Nem sei como consegui, só sei que consegui. tanta gente boa que gostava de cantar, ele foi escolher justamente eu. E me lembro que o Natal teve que cantar uma música (Al di lá...) e ele escreveu na palma da mão para não esquecer e aí eu que tinha que declamar um poema fiz a mesma coisa, escrevi na palma da minha mão para não esquecer a letra. (era sobre a palavra "tempo", onde "tempo" aparecia várias vezes) Mas era um bom amigo e lembro-me que no esporte tinha uma coisa interessante, padre naquela época não podia tirar a batina preta de jeito nenhum (a batina branca ainda estava sendo liberada) então ele arregaçava a batina, prendia no cinto da batina dos redentoristas e era assim que ele jogava bola com agente. Ele nos conquistava através dos esportes. Todos gostavam muito dele. Pena ter morrido tão cedo. Abraços do amigo, Natanael de Jesus Criado.
Zômpero, vulgo "Pirulito" foi de meu tempo, estava ele na quinta série e eu na primeira, convivemos por três anos, nunca nos comunicamos em virtude da separação de turmas, maiores, médios e menores. Eu admirava sempre os mais velhos, eram exemplo de fé e perseverança, dele só me lembro da alegria sempre estampada no rosto e o espírito esportivo. Reencontrei-o posteriormente em Trindade na missa das nove, celebrada pelo padre Alexandre Morais, conversamos após a cerimônia e nos identificamos, ele se propôs a entrevistar-me na rádio onde ia conversar com os romeiros, exatamente como era feito na Rádio Aparecida pelo padre Vitor, recusei pela urgência que tinha em voltar para Morrinhos. Despedi-me e infelizmente só fui reencontrá-lo alguns anos depois enterrado no cemitério de Aparecida próximo ao túmulo de meus pais, os redentoristas têm várias sepulturas naquelas proximidades, coincidentemente ali também se encontrava o padre Alexandre Morais.Alexandre Dumas
Foi meu professor. Cuidava de meu caderno financeiro (créditos e débitos). Depois de Aparecida veio para a Rádio Difusora de Goiânia. Tive a oportunidade de lhe fazer uma visita. Olavo Caramori Borges
Meu querido mestre de música e grande tenor. Deus esteja contigo. Vagner Gaspar
Um dos meus grandes mestres lá no SRSA..e jogava bola com a gente....Grande Pe. Zompero! Ivanir Vicari
E jogava bola com a batina levantada na frente e presa no cinto. Natanael de Jesus Criado
Era a compulsoriedade do uso da batina que demonstrava a todo momento a presença do sacerdote ainda que dentro de um campo de futebol participante do jogo....Lembra-me isso a presença do nosso estimado Servo de Deus Padre Vitor Coelho de Almeida, que um dia jogou entre a turma dos maiores...de batina em pontas presas á cintura...e.....fez um gol de cabeça!!!! Comemorou alegre como criança!!! Ierárdi
Tive a honra e privilégio de conhecer a ambos no SRSA..joguei bola com Pe. Zômpero e assisti uma partida do Pe Vitor Coelho...todos com a batina amarrada. Ivanir Vicari

Nenhum comentário:

Postar um comentário