quinta-feira, 9 de setembro de 2021

ELES VIVERAM CONOSCO - CLÁUDIO SOARES DA SILVEIRA - ANTIGO SEMINARISTA

CLÁUDIO SOARES DA SILVEIRA
ANTIGO SEMINARISTA
*12/01/1948
+09/09/2015
Esteve sempre nos encontros com muita dedicação e fraternidade.Vamos acompanhar:

ENESER XII - 2007 , no segundo banco à direita!
ENESER XIII - 2008

ENESER XIV  2009
ENESER XV - 2010
ENESER XVI - 2011
ENESER XVII - 2012
ENESER XVIII - 2013
ERESER II - 2008
ERESERIII - 2009
ERESER IV - 2010
ERESER V - 2011
ERESER VI - 2012
RETIRO III - 2007
RETIRO IV - 2008
RETIRO V - 2009
RETIRO VI - 2010
RETIRO VII - 2011
RETIRO VIII -  2012
RETIRO IX -  2013
ÁGAPE - VAI QUEM QUER  - ABRIL-2013
ÁGAPE - VAI QUEM QUER - MAIO 2013
ÁGAPE - VAI QUEM QUER - JUNHO 2013
ÁGAPE - VAI QUEM QUER - JULHO 2013
ÁGAPE - VAI QUEM QUER - AGOSTO 2013
ÁGAPE - VAI QUEM QUER - SETEMBRO 2013
ÁGAPE VAI QUEM QUER - DEZEMBRO 2013

REENTURMA CAMPINAS 2013

ENCONTRO EM SETEMBRO DE 2013 DO SECRETARIADO VOCACIONAL REDENTORISTA
Era membro da equipe diretora e coordenadora da UNESER, com desempenho constante no auxílio para que tudo sucedesse da melhor maneira possível nos projetos da UNESER.
Assim, as imagens que damos aqui, traduzem tudo o que nosso colega Cláudio esteve envolvido em nosso meio.
OBRIGADO, CARO AMIGO CLÁUDIO, DESCANSE EM PAZ!
Embora eu não tenha gostado nem um pouquinho(afinal ainda não sou Jó!") apesar de todas e tantas oarções meu AMIGO Cláudio foi embora...partiu sem ao menos dizer-nos adeus...O que parecia ser só uma doencinha rápida ficou grave ,gravíssimo e levou-nos o Claudio Silveira...uma tristeza grande nos inunda nessas horas fica difícil entender a finitude das relações,amizades e a solidão agora...A gente era quase irmãos,afinal quem se conheceu em 1963 e nunca mais se perdeu...A alegria morreu um pouquinho...espero que tendo ido na frente ele tenha um tempo bem grande( !!) para preparar a nossa ida...uma mesa generosa...vinhos caros (que lá é tudo de graça) e sorrisos,risadas,alegrias ,"chau" Claudião...até breve,amigo...olha por nós que aqui ficamos...Thozzi (do Facebook)

Que baque, meu amigo Tozzi! Ontem seguiu em frente um colega do nosso tempo, Padre Furlan. Agora vejo essa notícia inesperada do passamento do nosso colega de hoje, Cláudio, o Claudião! Descanse, meu bom amigo, mais junto ÀQUELE que lhe dá agora a alegria eterna! Ierárdi
Chegando do Paraíso...desta vez fomos Juntos o Staliano, Eu e o Cláudio...o Cláudio foi no porta malas...e como sempre feliz...afinal fomos lá (ao Paraíso) cumprir seu último desejo:depositar suas cinzas ali ao pé da araucária que vimos nascer faz 55 anos...ela ainda está lá,agora uma árvore gigantesca e velha,não tão velha quanto nós,mas uma senhora ,linda e forte...e agora mais forte,plantamos as cinzas do nosso amigo, o Cláudio, ali aos pés dela ...assim como que envolvendo-a gentil e alegre...adubando-lhe as raízes femininas...foi emocionante e alegre,cumprimos o desejo dele,rezamos um pai nosso juntos: Staliano, Eduardo, eu a araucária agora fecundada do Cláudio e fortalecida com nossa amizade...e prometemos ao amigo que um dia depositaríamos, também, nossas cinzas ali...olha por nós Cláudio Silveira.. Thozzi (do Facebook)
Eu compartilhei essa pequena lauda que o nosso amigo Thozzi escreveu envolvendo o nosso amigo Claudio Silveira, que conosco está , de uma outra forma, de outro jeito, não na posição horizontal, mas arruinado, cinzas. E hoje, dia dos mortos, elevo por ele e por todos aqueles que conosco conviveram, uma prece. Estamos certos que um dia haveremos de ressuscitar, como ensina a Igreja. Quem sabe se já não ressuscitaram e estão rindo das nossas aventuras , ainda nesta terra. "Quem vive e crê em mim, não morre jamais. A todos aqueles que passaram por esta Terra e agora vivem na Pátria Celeste, as nossas orações, não esquecendo do Libardi, do Edélcio, do Mané e de tantos outros. Adilson Cunha (Do Facebook)
Thozzi, A Vida com seus mistérios, com seus altos e baixos: Chegada, partida. Nascimentos e mortes. Tudo passa, passa. O Cláudio passou. Passou por nós e nos deixou exemplos de Humildade, Simplicidade.José Pinheiro (Do Facebook)
O Facebook republicou em 28/05/2020, uma foto em que estamos o Ierardi, o Staliano, eu e o Cláudio. Nesta ordem. Essa foto me trouxe à lembrança o companheirao que foi o Cláudio. Amigo disposto sempre a ajudar. Assumia os trabalhos mais difíceis sempre sorridente. Se marcavamos uma atividade, nunca questionava: sempre se podia contar com ele. Não era homem de discursos, mas de atitudes. Estudamos no mesmo seminário na mesma época. Eu ,mais velho,era condutor das atividades.Um dia,como acontecia sempre,o diretor o chamou e avisou o que deveria fazer a mala que iria embora. A justificativa era sempre a mesma.Se o "dispensado" questionava o porquê a invariável e "pedagógica "resposta era "você não tem vocação"! Claudião(era muito alto)não se convenceu,recusou-se a sair.Ante a determinação inflexível do diretor exigiu dele uma carta onde constasse o motivo pelo qual deixava o Seminário. De posse da carta saiu! Muitos anos depois mostrou me a carta. "Ela vai no meu caixão" me disse peremptoriamente! E foi! Disse-me que queria ter uma prova,chegando ao céu, de que não errara! Claudião teve um problema pulmonar.Foi internado, negliceriaram sua diabetes. Cuidaram só dos pulmões. A diabetes explodiu! Ele entrou em coma e faleceu em poucos dias. Jovem e cheio de projetos partiu! No seu velório coube a mim o panegírico. Emocionado o fiz! Não é fácil despedir se de um grande amigo. Foi cremado. O filho disse me que não retiraria as cinzas. Autorizou me faze-lo . Um dia, anos antes, estávamos na Pedrinha, nosso paraíso na adolescência, ele me dissera que gostaria de ser enterrado ali. Deixei as cinzas(O Claudião)no porta malas. Andamos juntos eu e o Cláudio no porta malas, por mais de um mês. Eu falava com ele mas nunca me respondeu! Um dia, fomos, Cláudio, Staliano e eu para a Pedrinha. Chegamos lá, explicamos ao caseiro a nossa intenção. "Sem problemas!". Escolhemos um pinheiro jovem. Cavamos uma sepultura. Depositamos as cinzas,fizemos uma oração. Viemos embora, missão cumprida! Atendemos o desejo do amigo! Anos depois cortaram o pinheiro. No lugar construíram uma capela. Agora as cinzas do Claudião estão num mausoléu só para ele! Mas seria bom que ele ainda estivesse aqui! Boa noite,gente amiga querida.Thozzi
Thozzi Meu colega e sempre amigo Thozzi, você me traz lágrimas de saudade. Claudião foi para mim o grande colega, antigo seminarista pós seminário, que não foi de meu tempo! Esse seu depoimento é excelente e, como publicamos no dia 9 de setembro de todo ano, quando rememoramos a sua partida em 2015, será transcrito na memória dele para mostrarmos a todos nossos confrades, como você usa chamar-nos, como foi o último desejo e a última casa do Claudião. Olhe, você e o Staliano têm, com certeza, indulgência divina pelo procedimento tão grandioso que tiveram! Esta sua crônica está sendo publicada em nossas memórias da TÁVOLA REDONDA DOS SEMINÁRIOS, em duas situações, para ficar!!!!Obrigado e um forte abraço! Ierardi
Saí do Seminário em 1964. Só fui rever meu companheiro Cláudio nesse dia em que participei do encontro no SRSA. Ele foi muito atencioso para comigo me mostrando todas as dependências do prédio no estado em que se encontra agora. Fiquei muito chateado quando fiquei sabendo da sua morte prematura. Certamente está num bom lugar porque era muito bom de coração. 🤗❤️🌹João Aparecido de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário