quinta-feira, 10 de abril de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 08/11/2013

PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Lucelia Pimenta: Segundo o que aprendemos, quando morremos, três lugares nos esperam: o céu, o purgatório ou o inferno. Se forem destinos irremediáveis, por que devemos orar pelas almas do purgatório se elas nunca mais sairão de lá? 
A Igreja nos ensina que o purgatório é um estado de vida provisório, onde os que morreram em pecado (não mortal) recebem o perdão para entrarem na glória do céu. O Ceú e o inferno são estados de vida definitivos. 
Leda Mesquita: Conheço algumas pessoas que sempre rezam pedindo a Deus um “sinal” para confirmar alguma coisa, para realizar outras e assim por diante. Este tipo de pedido é válido ou seria falta de fé na Providência Divina? 
Não está certo pedir sinal de Deus, precisamos sim, pedir as graças necessárias para a nossa vida, pedir saúde, paz, serenidade ou outra necessidade que temos, mas nunca pedir sinal. Quem tem fé, pede e espera. 
Eloíse Bezerra: Existe a tão procurada e esperada “alma gêmea”? Conhece algum casal com esta característica? 
Eu conheço vários casais que se amam e vivem felizes, realizados em seu matrimonio. Não creio em “alma gêmea”, creio no amor, na comunhão de vida. 
Não identificada: Estive visitando um asilo que fica perto da Santa Casa e um dos internos estava muito depressivo porque a família o deixou lá e nunca mais voltou para visitá-lo. Como pode ter alguém tão desumano assim? Onde está Deus na vida dessas pessoas? 
De fato tem pessoas que não aceitam as pessoas idosas com seus problemas. É uma desumanidade largar as pessoas idosas em asilos e não dar nenhuma atenção. Os asilos existem para acolher os idosos que não tem família, ou que tenham dificuldade de acompanhá-los como merecem, mas nunca para abandoná-los. 
Maria da Glória: Gostaria de maiores explicações a cerca desta citação em Lc 11, 34 que diz: “A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o seu corpo será luminoso, mas se for mau, também o teu corpo será tenebroso”. 
Jesus nos ensina a ser pessoa do bem, a não ter o olhar marcado pela malícia, pela maldade. Ele não faz referência só ao olho, mas à pessoa que conduz sua vida pautada na bondade, esse é luz para os outros e para si mesmo e o que pauta sua vida na maldade, esse é treva para si e para os outros 
Lucy Campos Ribeiro: Alma penada tem salvação? 
Esse termo “alma penada” faz parte da mitologia popular e faz referência às pessoas que morreram devendo alguma coisa, seja material ou espiritual, que voltam pedindo a solução para a sua “dívida”. Não tem nada de real, mas é apenas um mito, não se preocupe com isso. a salvação depende tão somente de Deus.
Maria Augusta: Tenho uma irmã que, desde a adolescência, sonha com coisas que irão acontecer e a maioria delas acontece. Isso nos tem preocupado bastante e minha está ficando um pouco perturbada com isso. Será que é um dom? Será que ela terá que viver isso a vida toda? Conhece alguém que tenha esse mesmo problema ou será que tem a ver com esta passagem que diz: “Vossos filhos profetizarão, vossos jovens terão visões, vossos velhos sonharão”. 
Isso não significa profecia e não tem nada a ver com essa passagem bíblica. Tem pessoas que possuem esse dom, que não vejo como problema, como você disse. Saibam conviver com isso sem fazer uma tempestade. 
Rejane Maria Cardoso: Tenho acompanhado alguns pronunciamentos do Papa e, recentemente ele disse que “não há pecado ou crime que possa cancelar um homem do coração de Deus”, isso quer dizer que todo pecado pode ser perdoado? Que Deus não condena ninguém perpetuamente? 
Claro que todo pecado tem perdão quando há arrependimento por parte do pecador. Jesus disse que o único pecado sem perdão é o pecado contra o Espírito Santo, ou seja, recusa da ação e da existência de Deus. Deus quer a salvação de todos e nunca a condenação. 
Não identificada: Meu irmão pega ônibus para o trabalho lá no terminal do DERGO e sempre comenta sobre o movimento de drogas e drogados naquele lugar. Vendem, compram, consomem, matam e ninguém faz nada. Os responsáveis sempre fizeram vista grossa. Esses desviados, também são filhos de Deus. Eles deveriam ter mais atenção do poder público, não acha? 
Sim, concordo com você, o problema das drogas é um problema de saúde pública e não de polícia, como tratam os viciados em drogas. É um problema difícil, mas possível de resolver se houver políticas públicas que ajudem os envolvidos nessa situação. 
Não identificada: Para a maioria das pessoas é muito difícil compreender a dor e o sofrimento. E, infelizmente, quem acaba no banco dos acusados é Deus, mesmo sendo Amor infinito, que sempre quer o melhor para os seus filhos. Então, vem a famosa pergunta: Por que comigo? E passamos a questionar Deus. Tenho uma amiga que perdeu um filho há três anos e nunca mais voltou à Igreja. É compreensível? 
Não é compreensível essa reação de sua amiga, pois ela devia ter passado dessa fase de culpar Deus, isso é compreensível no momento da dor e da morte de alguém, momento de desespero, mas nunca perseverar com isso. não é fácil compreender o sofrimento e a morte, só as pessoas espiritualizadas é que conseguem, pessoa de fé viva. 
Jorgina Gomide: Como convive com tantos casais, quem consegue, a seu ver, aceitar melhor a viuvez, o homem ou a mulher? 
A mulher sempre é mais forte do que o homem e consegue superar mais facilmente os desafios, inclusive a morte. Nora de Paula: Devemos demonstrar alegria mesmo quando atravessamos momentos difíceis? Minha mãe sempre me ensinou isso, ela costuma dizer que ninguém tem culpa do que estamos passando e não tem que aguentar a nossa cara feia. Concordo plenamente com sua mãe, ninguém tem culpa de nossos problemas. não digo que tenhamos que demonstrar alegria mesmo em momentos difíceis, mas demonstrar serenidade, confiança e nunca desespero. 
José Pires: Com relação à situação dos moradores de rua, o que acha que deveria ser feito para resolver este problema? Está ficando cada vez pior. É um risco para nós e para eles também, devido o aumento de assassinatos ocorridos ultimamente. 
Esse é um problema que o poder público deve enfrentar com mais firmeza, dando condições para que as pessoas doentes, que vivem nas ruas, possam ter vida digna, tratamento humanitário. Em minha opinião o governo deve proporcionar mais educação, mais oportunidade de empregos e uma assistência social que seja eficaz. 
Zenaide Chaves: Pessoalmente, acho que o mais importante não é ter uma crença e sim, uma boa conduta, porque conheço muitas pessoas que se dizem religiosas, mas não tem o menor respeito pelo que acreditam muito menos se comportam como cristãos. Seriam os atuais fariseus? 
Não concordo com você, pois vejo que algumas pessoas são incoerentes e não se pode generalizar dizendo que não compensa ter uma religião. As religiões devem nos ensinar a ter boa conduta, a ser mais coerente com a fé que professamos e não viver o farisaísmo. 
Não identificada: Sou uma pessoa muito ocupada. Tenho dois filhos, sou divorciada, meu ex-marido não nos ajuda em nada, trabalho fora, resolvi voltar a estudar e o único tempo que tenho para Deus é a missa que ainda consigo ir aos domingos. Fora isso não tenho tempo de rezar em casa. Será que estou em falta com Deus?
Você tem tempo sim, basta rever seu dia a dia, basta analisar bem e fazer opções que a ajude a manifestar sua fé de maneira autêntica. Todos nós temos tempo para Deus, é uma questão de prioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário