quinta-feira, 17 de abril de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 16/12/2013

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Não identificada: Tenho uma prima muito fofoqueira, vive criando inferninho na vida dos outros. Minha mãe fala que a fofoca é o bafo do demônio. Deixei de ter amizade com minha prima, estou errada? 
A Bíblia fala para não andarmos na companhia de gente maldosa e sem escrúpulos. Mas também a Bíblia nos ensina o perdão, a misericórdia e proporcionar aos errados um caminho de correção, de conversão. Não digo que você está certa em cortar a amizade, antes você deveria tentar mudar a maneira dela se comportar, chamando a sua atenção para o perigo da fofoca, se ela não mudar, aí sim, exclua de seu rol de amizades, sem guardar rancor ou mágoas, mas afaste-se do mal. 
Abigail Amaral: Como podemos garantir que a nossa individualidade não se perca em um relacionamento?
Através do respeito. Em um relacionamento ambos devem procurar respeitar a opinião do outro, sem viver em contendas. As diferenças devem somar e não dividir. Para que um relacionamento seja duradouro é preciso haver respeito e renúncia, nunca imposição. 
Abadia de Souza: Jesus Cristo deu sua vida para salvar toda a humanidade e disse ainda que a felicidade e o seu reino não são deste mundo. Mas há pessoas que são condenadas ao inferno para sempre. Se Jesus nos salvou a todos com seu sangue, como fica a situação de quem foi ou ainda vai para o fogo do inferno? 
Quem disse que há pessoas condenadas ao inferno? Não podemos afirmar isso, pois o julgamento cabe a Deus e não a nós. Não nos cabe definir se tem ou não gente no inferno, ou se tem gente condenada ou não. A morte redentora de Jesus pode alcançar a todos os que querem e buscam a redenção, não é automática. Foi oferecida a todos, mas infelizmente nem todos a aceitam e buscam. 
Não identificada: Estava ouvindo falar sobre vizinhos e queria lhe contar que perdi um filho por causa do maldito vizinho. Discutiram por causa de som alto e a história acabou em tragédia. Vizinho para mim é uma praga que nunca mais quero ter na vida. Principalmente em um mundo como o de hoje, onde não se pode confiar em ninguém. Acha que eu tenho razão? 
Não acho que você tem razão, pois ninguém pode viver isolado. A ignorância que causou a morte de seu filho não é vivenciada por todos. Independente se você quer ou não vizinho, sempre os terá. Você pode recusar ter relacionamento com os vizinhos, mas isso acho que é uma grande ignorância. Não se pode avaliar as pessoas por causa de um fato, resultado da falta de educação e respeito de alguns. 
Cleusa Mendonça: Em Eclesiastes diz que “a tristeza vale mais que riso, porque a tristeza do semblante é boa para o coração”. Gostaria de entender esta passagem. 
O capítulo sete do livro do Eclesiastes fala da postura do sábio diante de diversas situações que devemos avaliar os valores que estas situações nos levam a refletir. No versículo três diz: “Mais vale sofrer do que rir, pois sob o semblante triste pode estar um coração feliz”, é outra tradução da expressão que você apresenta. Não se pode valorizar somente o sorriso, como expressão de felicidade. Procure refletir sobre este capítulo todo e verá que tem sua lógica. Procure também ler as instruções de rodapé de sua Bíblia, lá você encontra boas reflexões a respeito dos textos que lê. 
Paula Araújo: Por que alguns apóstolos de Jesus mudaram de nome? 
Não mudaram de nome, mas foram apelidados, como por exemplo, Simão, que tinha o apelido de Pedro (pedra), por causa de suas atitudes muito duras e também Jesus o chamou assim, por causa da nova função que ele assumiria, a de ser alicerce da sua Igreja. Alguns assumiram um nome diferente, como Saulo (nome hebraico), que assumiu a versão latina de seu nome (Paulus = Paulo). Os nomes geralmente eram mudados, no início da Igreja, para indicar a nova vida, a nova missão. 
Zélia Fernandes: A minha maior alegria é pertencer inteiramente a Jesus por sua Mãe Santíssima. Minha vida tem se transformado depois da minha consagração. Realmente tenho visto a mão de Nossa Senhora me conduzindo em tudo que faço. Gostaria que falasse sobre a importância da consagração em nossas vidas, quem sabe outras pessoas decidem fazer também? 
Consagrar significa você procurar a santidade como outra pessoa procurou e conseguiu. No caso de consagrar-se à Nossa Senhora tem o significada de viver seguindo o exemplo da primeira pessoa que seguiu Jesus, que viveu a santidade proposta pelo totalmente Santo (Jesus). É importante seguir o exemplo de pessoas santas, que conseguiram seguir Jesus mais de perto e mudaram suas vidas. 
Renata Ribeiro: Minha família toda é católica e, de todos os membros, sou a que mais questiona certas atitudes nossas para com alguns superiores da nossa Igreja. Por exemplo: não concordo com a questão de ter que beijar o anel dos bispos, pois, se os padres são representantes de Deus, de Jesus Cristo, deveriam optar pela simplicidade de se colocar em igualdade com seus fiéis. Acho que um abraço, um aperto de mão, seria mais caloroso, mais próximo, mais fraterno. 
Concordo com você que em muitos casos há certo exagero na reverência a pessoas, mas beijar a mão (e não o anel) é sinal de respeito, de amor. Antigamente era costume beijar a mão de nossos pais, avós, tios e a todos que pedíamos a bênção. Hoje, infelizmente, não temos mais o costume nem de pedir a bênção. Beijar a mão não significa que o outro seja superior e quem beija inferior, é só um sinal de respeito. As atitudes é que mostram a prepotência e arrogância, ou a humildade de cada um. 
Não identificada: Minha irmã se separou do marido logo após o nascimento de seu segundo filho. Pelo fato de ter sido um período muito difícil, passaram-se cinco anos para que ela decidisse batizar a criança. Um dos padrinhos que ela havia escolhido recusou o convite dizendo que o menino já tinha passado da hora de ser batizado. Isso não é um grande pecado? 
Eu acho uma grande falta de respeito e de educação por parte dessa pessoa, sinal de que não é digno da função para a qual foi escolhido. 
Ilda Camargo: Como surgiu a tradição de celebrar o Ano Santo? 
No Antigo Testamento nós vemos o costume daquele povo de celebrar o ano sabático e ano jubilar, que tinha várias funções: na agricultura era ano de deixar a terra repousar; na sociedade era o ano do perdão, do resgate das relações perdidas por causa de dívidas e outras coisas. A Igreja assumiu nesse sentido com a denominação de Ano Santo, um ano para refletir sobre uma atividade importante e resgatar valores. Ano Santo tem como finalidade comemorar alguma data significativa para o cristianismo e levar à meditação dos valores daquela comemoração. 
Joacira Campos: Quanto tempo Cristo em Eucaristia fica em nosso corpo? 
Não se tem condições de medir isso e nem é importante, o mais importante é que a pessoa que comunga Cristo Eucarístico tenha disposição de viver por toda a vida o que o sacramento produz, presença de Cristo em nós. 
Judite dos Santos: É um pecado desejar ser rico? A Bíblia fala alguma coisa a respeito? 
O pecado está em ser ganancioso, em fazer de tudo para se enriquecer, esquecendo-se de valores, como a partilha, a solidariedade. Jesus não condena a riqueza, mas a concentração da riqueza à custa da pobreza do outro. É pecador o rico que não sabe colocar seus bens a serviço do pobre. A insensibilidade é um grave pecado. 
Noemi Alcântara: A confissão direta com o padre é uma necessidade, ou podemos ir diante do altar e falar com Deus e em seguida pedir ao padre a absolvição? Eu tenho dificuldade de me expressar e muita vergonha de falar sobre meus pecados. 
Você deve ter vergonha de pecar e não de confessar. A Igreja nos ensina que o sacramento deve ser celebrado diante do sacerdote e o perdão buscado de coração sincero. A oração é importante (direto ao Pai), mas o exercício da confissão é também importante. 
Tereza Ambrósio: Muitas vezes já ocorreu de eu estar pronta para ir à missa e acontece algum imprevisto e eu acabo não indo. Será interferência do “coisa ruim” para eu não ir à Igrejas? 
Não considero isso como ação do “coisa ruim”, mas todos têm empecilhos ou dificuldades a serem vencidas. Procure se esforçar para assumir sua fé, sem deixar que os obstáculos vençam sua fé. 
Solange Ávila: O que são pessoas estigmatizadas? 
Pessoas que recebem estigmas, ou seja, feridas como as que Jesus teve ao ser crucificado. Podemos dizer que são as marcas da Paixão de Jesus que alguns receberam em seus corpos. São Francisco de Assis é uma dessas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário