sexta-feira, 18 de abril de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 20/12/13

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Não identificada: Tenho uma amiga que sempre rezou para encontrar um marido. Por fim, procurou uma macumbeira para fazer uma “amarração” dela com um rapaz que ela gostava, mas nunca lhe deu bola. Acredita que ela conseguiu namorar com ele? Só que eles vivem brigando. Será que isso é efeito colateral do feitiço? 
Efeito colateral do feitiço?! Tudo o que é mal feito termina mal. Não se consegue amor através de feitiçarias, isso é uma grande besteira. Eu não creio na eficácia de feitiçarias, isso é coisa de quem não tem fé em Deus e procura satisfazer os seus instintos egoístas. 
Sílvia Ferreira: Em Hb 2, 14 diz que “a fim de destruir pela morte aquele que tinha o império da morte, isto é, o demônio”. Como o demônio tem um poder sobre a morte, sendo Deus quem determina tudo em nossas vidas? 
É uma maneira do autor sagrado falar sobre a ausência de Deus (=morte); ele não está falando da morte corporal, pois estes todos terão que passar, mas a morte que ele refere é a vida sem Deus. O inferno é a falta da vida em Deus, ou seja, completamente distante e ausente daquele que nos proporciona a Vida. 
Não identificada: Magoei muito uma pessoa, me arrependi, pedi perdão, mas a pessoa não quer me perdoar e diz que nunca esquecerá o mal que lhe fiz. O que mais devo fazer, pois achei que pedir perdão seria suficiente para reparar meu erro e, sem o perdão da pessoa, continuo me sentindo mal. 
De fato uma ofensa é difícil de ser assimilada pela pessoa ofendida, mas é possível quando ela de fato perdoa. Infelizmente esta pessoa não a perdoou e você já fez o que deveria ter feito, pediu perdão. Se por acaso a ofensa puder ser reparada de outro modo, faça o esforço da reparação, isso fará bem a você. 
Jandira Cunha: Casei com um homem que tinha o vício da bebida, acreditando que o seu amor por mim e o meu amor por ele o fizesse mudar com o passar do tempo, mas isso não aconteceu. Estamos casados há quinze anos e acho que não vai durar muito mais, embora eu continue amando da mesma forma. Será que devo persistir um pouco mais, ou será que ele não vai mudar? 
Eu sempre acredito na possibilidade de mudança de uma pessoa. Você deve propor para ele um tratamento, mas claro, se ele quiser realmente parar com o vício. Se ele a ama de verdade buscará assumir o vício e irá procurar um tratamento para conservá-la junto dele. Mas é bom fazer uma terapia do choque, ou seja, diga para ele que se não procurar melhorar o casamento irá se destruir, mas não o faça com ameaça, mas sim mostrando a realidade que a bebida tem proporcionado um desgaste no relacionamento de vocês. 
Não identificada: Quais os principais motivos que podem ser usados para anular um casamento? Minha neta casou enganada sobre o caráter do noivo e, agora, desejamos anular a união. 
O principal motivo é a falta de amor, a coação ou casamento forçado. Mas nesse caso procure a Paróquia onde frequentam e busque uma orientação pessoal, pois é preciso ver a história dos dois. 
Célia Silva: Minha irmã tem uma filhinha com dez anos. Ela veste minha sobrinha como se fosse adolescente. Provavelmente essa menina vai ter desejos precoces. Acha isso correto? 
Não acho correto antecipar fases. A criança deve ser criança no tempo certo e nunca ser “forçada” pelos pais a pular etapas. Não digo que ela poderá ter desejos precoces, mas está sendo motivada, indiretamente, a assumir uma postura que ela não tem a capacidade intelectiva de assumir. 
Marina Cintra: Pecar contra a castidade hoje em dia é diferente do que antigamente? 
Claro que não. O pecado não muda de conceito através dos tempos, pois pecar é um ato de desamor, e isso é perene. 
Sueli da Costa: Em um dos Dez mandamentos Deus fala que visitará a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta gerações daqueles que o odeiam. Isso quer dizer que filhos, netos, bisnetos devem pagar pelo pecado dos pais? 
Não é o que diz o texto bíblico, mas os pais que erram, normalmente ensinam os filhos a andar no caminho do erro, é a consequência e não um castigo. Mas isso não é norma geral.
Não identificada: Estou namorando um rapaz há dois anos. Gosto muito dele e ele de mim, mas não o amo. Já estou com 45 anos, fui infeliz no meu primeiro casamento e tenho medo de ficar sozinha. Estou pensando em me casar com ele. Será que posso chegar a amá-lo com a convivência do dia a dia? 
Não se case sem amor, pois pode trazer consequências ruins para vocês dois. Não se pode assumir um compromisso com alguém por medo de ficar sozinha. O velho ditado é muito oportuno: “antes só do que mal acompanhado”, pois sem amor a companhia do outro não trás felicidade. Tome cuidado com sua decisão e acumular mais um casamento infeliz em seu currículo de vida. 
Virgínia Lopes: Eu não tenho nada contra a Crisma, mas não acha que ela coloca em dúvida a escolha da pessoa que já foi batizada, já que não foi orientada pela fé dos pais? 
Não entendi porque da crisma colocar em dúvida a escolha da pessoa, pois é o sacramento em que a pessoa escolhe continuar sendo fiel ao batismo assumido. É a confirmação do batismo, numa escolha decisiva de seguir Jesus, sendo sua testemunha para o mundo. 
Não identificada: Meu primo faleceu por causa de drogas. Ele foi uma pessoa muito complicada, mantinha um relacionamento clandestino com uma mulher casada que está sofrendo muito a ausência dele. Ela guarda escondido uma camisa que ele usou, chora escondido, enfim, está um drama. Gostaria muito de ajudá-la de alguma forma, o que me aconselha? 
Você pode ajudá-la orientando-a para assumir sua vida de casada, tomando atitude de rever sua posição e de superação de algo que seria muito nocivo para ela, pois não é fácil ter comprometimento com pessoas dependentes químicos. Seja presença na vida dela, mas seja firme na orientação. 
Beatriz Mendes: Os três Reis Magos vieram de onde? Eles eram de onde? 
Os evangelhos não falam com certeza desses personagens, apenas diz que eles vieram do oriente. Há muito folclore em torno desses magos. Não se sabe se eram três e muito menos se diz que eram reis, apenas se supõe que eles eram três por causa dos presentes oferecidos, que foram três: Ouro, Incenso e Mirra. 
Não identificada: Meu esposo não pode ter filhos. Quando nos casamos tínhamos plano de adotar, mas agora estamos com receio de não dar certo. Seria este sentimento um presságio ou apenas uma cisma? O que aconselha? 
Não creio em presságios e essa decisão é uma coisa muito boa, oferecer um lar a uma criança que não tem essa oportunidade. A adoção dá certo desde que o casal assuma criar o filho na verdade, nunca escondendo a condição de adoção e dando muito amor, orientando dentro de valores. Não tenha medo.
Magda Castro: É verdade que Jesus nunca sorriu e que ele chorou duas vezes? Isto está na Bíblia? 
Não é verdade que ele nunca sorriu, isso não tem fundamento e muito menos seria um absurdo uma pessoa nunca sorrir. Ele assumiu toda a nossa humanidade, com todos os sentimentos que temos de alegria e de tristeza também. No evangelho fala que ele chorou sim. 
Marlene Cândida: Eu cuido de uma criança e percebo que os pais dela não gostam muito que eu a leve na missa. O que faço? 
Você deve respeitar a crença dos pais e não assumir a educação da criança, pois essa é uma tarefa dos pais. Você deve perguntar se pode ou não orientar para uma vida cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário