sábado, 19 de abril de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 26/12/13

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Alda Silveira: Explique esta passagem: “Portanto, qualquer que comer este Pão ou beber o Cálice do Senhor, indignamente, será culpado do Corpo e do Sangue do Senhor”. 
Devemos ter respeito pela Eucaristia e nunca devemos recebê-la de modo indigno, ou seja, sem a devida preparação, sem ter consciência de que recebemos o Corpo Santo do Senhor. Se comungamos Jesus na Eucaristia, mas vivemos um vida de injustiça, de desamor, estamos comungando a nossa própria condenação, pois não nos deixamos converter para Deus, para seus ensinamentos. É preciso ser coerente com a fé. 
 Olga Martins da Silva: Um dia ouvi uma pergunta em seu programa sobre o que fazer com uma imagem quebrada. Esse apego a imagens não seria uma amuleto para manter uma falsa fé? Em minha casa só tenho duas imagens: a de Jesus Cristo e de Nossa Senhora. 
Pode ser que a ignorância de muitas pessoas leve a considerar imagens como amuletos, isso é uma lástima, pois imagens não são para esse tipo de superstição. As imagens de santos são lembranças que devemos cultivar do que Deus fez por aquela pessoa e isso serve de exemplo para nós. Não é proibido e nem errado mantermos imagens em nossas casas, o importante é saber que são apenas imagens, não tem em si pode algum. 
Não identificada: Com o passar do tempo, o casamento vai caindo na mesmice e tenho medo que meu esposo me deixe por causa da rotina. Será que devo ceder aos desejos do meu esposo, mesmo indo contra certos princípios? Onde na Bíblia eu poderia me orientar para resolver esta situação? 
Você não precisa ceder a coisas que ferem sua consciência e princípios, mas deve saber dialogar, nunca deixar que a relação de vocês se torne uma rotina, caia na mesmice e se torne enfadonha. Procure dialogar, é sempre bom. Tudo o que vocês decidirem em comum acordo, deve ser assumido como fruto do amor e da felicidade de vocês. 
Wanderléia Borges: Por que Jesus Cristo chamava os fariseus de “sepulcros caiados”? Como identifica um fariseu nos dias de hoje? 
Essa expressão significa que, por fora a pessoa é bonita, mas é incoerente, falsa, pois expressa algo que não é. Fariseu é uma denominação, hoje em dia, de uma pessoa falsa, que aparenta ser uma pessoa de muita fé, mas não se deixa conduzir por princípios da fé, em outras palavras, pessoa incoerente. 
Não identificada: Eu estava tomando anticoncepcional e fiquei grávida. Não estava em nossos planos ter mais filhos. Seria uma determinação divina ou uma simples falha do medicamento? 
Não acredito nessas “determinações”, mas podemos ver que o dedo de Deus age na nossa história. A sua gravidez, ainda que não esperada, deve ser assumida como graça, pois é uma vida que você gera em você. Tenha serenidade de viver a alegria desse dom maravilhoso que é ser mãe. 
Não identificada: Às vezes sinto uma tristeza imensa, sem motivo algum. Aí eu pego o terço e rezo, a tristeza passa. Seria alguma alma penada em sofrimento que se aproximou de mim pedindo oração? 
Não existe “alma penada”, isso é uma superstição. A tristeza é um sentimento puramente humano, normal. Você deve pesquisar a causa dessa tristeza e procurar superar, se a oração ajuda ótimo, dê graças a Deus, mas veja bem a origem disso.
Não identificada: Quando vamos nos confessar somos obrigados a contar tudo o que se passa conosco? 
Não, você não é obrigada a contar tudo. A confissão não é um despejo de coisas, mas sim fruto do arrependimento e da busca da superação do mal, do pecado. você deve apresentar o que pesa em sua consciência e que você considera como pecado em sua vida, buscando a conversão. 
Raquel Teixeira: Acredita em mantras? Dizem que esses sons são sagrados e que têm o poder de criar encantamentos e atrair as melhores vibrações para a nossa vida. 
Eu creio na busca da serenidade, da paz. Isso pode ser alcançado através de músicas, de sons repetitivos (mantras), ou de um local onde se possa fazer uma concentração profunda para alcançar um grau de contemplação do sagrado. A contemplação nos ajuda a criar um clima favorável para a felicidade, o bem estar físico e espiritual. 
Alice Costa: Quando São José casou-se com Maria ele era viúvo e tinha filhos do primeiro casamento. Seriam esses os irmãos de Jesus que tanta gente questiona quando perguntam se a Mãe Santíssima teve mais filhos depois de Jesus? 
Não podemos afirmar que São José era casado, não temos fundamento para afirmar isso. os chamados “irmãos de Jesus” são na verdade seus parentes (primos ou outro grau de parentesco). 
Priscila Alves: Minha avó sempre contava em suas histórias que São Pedro tinha as chaves do céu. Isso tem algum significado real? 
Essa referência das chaves está baseada na missão que Jesus confiou a Pedro e que está em Mt 16, 13-20. Claro que é uma forma comparativa que Jesus está falando das chaves, pois o céu não tem chave, mas ele está se referindo à missão de Pedro e, consequentemente da Igreja, de ser aquela que abre as portas do céu para a humanidade. 
Daniela Almeida: Dizem que Jesus Cristo não nasceu no dia 25 de dezembro. Por que a Igreja nunca se preocupou em descobrir a data certa e repassar esta informação tão importante para nós? 
A data correta não tem importância nenhuma e, também é quase impossível precisar isso. a data é convencional e foi adaptada a uma festa pagã muito antiga. O dia 25 de dezembro era celebrada a festa do “deus sol”, por ser Jesus considerado com a luz do mundo, foi colocada esta data para celebrar o seu nascimento, a vitória da luz de Deus sobre o mundo. A data de 25 de dezembro é a aproximação do solstício de inverno do hemisfério norte, é o menor dia do ano, a partir de quando a duração do dia começa a crescer, simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão. 
Neusa Soares: O aparecimento da estrela que guiou os três reis magos pode ser considerado um milagre? Seria Deus que veio guiá-los até a manjedoura? 
Essa estrela tem várias significações, entre elas pode-se dizer que é a luz do Espírito Santo que conduz as pessoas até Cristo. É uma forma de o evangelho dizer que as pessoas, no caso os Magos, foram conduzidos até Jesus. 
Não identificada: Acabei de formar meu último filho. São quatro. Ele está noivo e vai se casar no início do ano que vem e já estou sofrendo demais com isso. A casa vai ficar muito vazia porque, além de tudo, sou viúva. Um deles quer que eu vá morar em sua casa, mas jamais faria isso, pelo menos enquanto tiver saúde. Como devo me preparar para essa solidão? 
Sei que não é fácil para uma mãe ver os filhos se casarem, mas é a condução natural da vida familiar, pois você também um dia saiu de sua casa, deixou os seus pais para constituir a sua família. Concordo com você que deve continuar a sua vida e, enquanto for possível, deve continuar em sua casa. Ficar só não significa viver na solidão e ninguém deve se preparar para viver na solidão, mas sim para continuar a sua vida, morando sozinha, mas tendo sua vida social, é isso que evita a solidão, continuar se ocupando com a sua vida, suas coisas, suas amizades, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário