terça-feira, 15 de abril de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 09/12/2013

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR

Não identificada: Engravidei antes de me casar, mas meu namorado me ama de verdade e já marcamos a data do casamento. Só que estou passando por um problema, minha sogra é daquelas que gostam de dar palpites até na decoração do nosso apartamento e eu não estou gostando nada disso. Ainda estou sem jeito de falar com meu namorado sobre o assunto, pois ele terá que ficar do meu lado e não do lado da mãe dele. O que me aconselha?
Em primeiro lugar eu oriento o seguinte: o faça esse tipo de colocação que seu namorado deverá ficar do seu lado e não da mãe, pois isso não pode ser fruto de competição, ninguém deixa a mãe de lado pra ficar só do lado da esposa e vice versa, não se trata disso. Em segundo lugar converse bem com seu futuro esposo e coloque a situação da interferência, que não é salutar. As coisas devem ser bem conversadas antes do casamento.
Não identificada: Meu irmão casou-se com uma pessoa muito boa, sempre se deram muito bem. Ambos são portadores de uma conduta impecável. Tiveram três filhos, mas um deles dá muito trabalho, seu caráter não tem nada a ver com o dos pais. Existe alguma explicação bíblica para isso?
A Bíblia não deve ser usada para explicar situações de nossa vida cotidiana, mas é um livro de revelação divina, apesar de ter muitos conselhos e orientações de como viver bem as relações humanas. A educação dos filhos é algo bem complexo e não depende única e exclusivamente dos pais, mas do meio em que a pessoa vive. Hoje o mundo (amizades, escola, a rua) educa, ou melhor, deseduca muito e estraga o que os pais constroem. Os pais devem dar uma sólida educação na primeira infância, para que o filho tenha base suficiente para enfrentar o mundo com seus contravalores.
Carmelita Mirando: Gostaria de saber se esta expressão: “Por minha culpa, minha tão grande culpa” está na Bíblia e por que temos que nos sentir tão culpados assim a vida toda, pois repetimos isso em todas as missas.
Ninguém tem que se sentir culpado a vida toda, mas só o que temos de erros a serem corrigidos. O Ato Penitencial que rezamos na missa é uma forma de cada um pensar em sua vida, fazer um exame de consciência e, mudar de vida se for o caso de estar no erro. A expressão não está na Bíblia tal como a rezamos, mas está baseada em trechos bíblicos, principalmente no Salmo 50. Reconhecer erros e pecados não é se sentir culpado sempre, mas sim, reconhecer que existem limites a serem corrigidos.
Sheila Barbosa: Eu aprendi que fé é a certeza inabalável em Deus, mas apesar de saber disso, ainda sofro muito quando passo por situações difíceis. Isso faz parte da fraqueza humana ou é um grande defeito meu?
Uma boa definição de fé está na Carta aos Hebreus que diz: “Fé é o fundamento do que se espera e a prova das realidades que não se veem” (Hb 11, 1). É a confiança de que nele tudo podemos. Confiar significa fiar (tecer a vida) com Ele, Deus. Apesar de termos dúvidas, pois somos limitados e, em muitos casos nos deixamos levar pelo medo, incerteza. O cristão é chamado a professar uma fé autêntica, uma confiança inabalável em Deus. Exercite isso.
Sandra Martins: No capítulo 16 do evangelho de São João tem uma fala de Jesus onde ele diz: “Chegará um dia em que rogareis a meu Pai em meu nome e eu já não mais vos digo que rogarei ao Pai por vós, pois o Pai vos ama a todos”. Não entendi esta passagem.
Esta passagem está no evangelho de João (16, 26-27). Jesus nos ensina a viver a confiança na misericórdia do Pai, que nos ama e quer nossa salvação. Quem ama a Jesus e segue seus ensinamentos será amado pelo Pai, será acolhido em suas necessidades.
Não identificada: Tenho algumas amigas que vivem perguntando como tenho conseguido ficar casada com a mesma pessoa por vinte anos. Ficam dizendo que o divórcio é quase inevitável, que acontece com a maioria das pessoas. Tenho medo que isso venha a acontecer comigo, apesar de ter um relacionamento bastante estável. Será que devo me afastar das minhas amigas ou seria um aviso para que eu fique atenta, pois são amigas antigas.
Infelizmente tem pessoas que não acreditam na felicidade dos outros e, também, não acreditam em casamento duradouros. Não é bom dar ouvidos a este tipo de coisa, seja feliz no seu casamento e não coloque dúvidas e incertezas onde não existe. Todo o casal que se ama deve cuidar e cultivar o amor, não deixando que o casamento caia na rotina. Seja criativa e feliz ao lado de seu esposo.
Dirce Carneiro: O dia de finados para mim este ano foi muito triste porque perdi meu pai. Foi uma morte inesperada, ele teve um AVC e não resistiu. Éramos ligados demais, por isso, tenho tido a impressão de que ele apenas ficou invisível aos meus olhos, mas muito presente ao meu lado. Será que isso é real ou será coisa de minha imaginação?
A realidade da morte não deve ser vista como uma separação definitiva, pois a vida continua e Deus nos garante isso na sua Palavra. A morte nos separa fisicamente, mas não pode ser uma ruptura com quem partiu, pois ficam as lembranças, a graça de ter convivido com a pessoa que partiu. A presença de seu pai junto a você se dá por suas lembranças e isso é muito bom.
Não identificada: Tenho um chefe muito controlador e cheio de mistérios. Descobri que ele é um grandíssimo de um fingido, mas anda com a Bíblia embaixo do braço, provavelmente para segurar o suor. Acha que uma pessoa controladora usa isso para esconder a sua insegurança?
Sim, creio que muitos usam de uma imagem de religioso para disfarçar o que verdadeiramente é, isso se chama farisaísmo, ou seja, falsidade, incoerência com a fé que diz professar. Lastimável que isso aconteça ainda em nossos dias.
Viviana Melo: Para quem tem a experiência de Deus, o mundo é uma grande mensagem! Ouvi estas palavras na missa, em minha Paróquia, mas não entendi muito bem. Poderia me explicar?
Não tenho condições de explicar com segurança, pois quem disse colocou esta frase dentro de um contexto que não sei qual foi, mas pelo que pude entender é que devemos olhar para o mundo com o olhar de uma pessoa agradecida, que reconhece a grandeza de Deus nas suas criaturas. O mundo foi criado para nele a pessoa humana seja feliz.
Não identificada: Conheci um rapaz há quatro meses. Ele me parece ser uma boa pessoa. É separado, tem uma filhinha portadora de necessidades especiais à qual ele dá toda assistência. Tem um bom emprego, mas é um pouco depressivo. Está em tratamento há dois anos, é católico praticante, mas estou em dúvida se devo ou não continuar com esse relacionamento. Será que Deus o colocou no meu caminho para que eu possa fazer alguma coisa por ele?
Eu aconselho a viver a experiência do relacionamento, pois só podemos ter certeza de quem realmente a pessoa é se convivermos com ela. Se parece ser uma boa pessoa e você está gostando dele, não vejo o porque se afastar. O tempo irá dizer.
Guiomar de Castro: Minha avó é uma pessoa muito antenada. Ela vive falando que antigamente as pessoas se preocupavam mais em salvar suas almas. Hoje a maior preocupação da maioria das pessoas é salvar o corpo da rejeição social e o maior tormento não é o fogo do inferno, mas a balança e o espelho. Acha que a minha avó tem razão?
Não, não acho que ela tem razão. A preocupação não está reduzida a balança e espelho, apesar de que muitos vivem assim, só olhando para si. A realidade da fé nos indica outro caminho, o da solidariedade, da busca da perfeição, da partilha de vida. Não digo com isto que devemos voltar ao “Salva a tua alma” de antigamente, mas de buscar a salvação de si mesmo e dos outros, por uma vida de dedicação e amor aos outros.
Mafalda Tomé: Qual foi a extrema unção que ministrou que mais o emocionou? Havia alguma história de vida marcante?
Não me lembro de uma mais marcante, pois para mim todas as vezes que administro este sacramento é um momento único de oração pela pessoa que está enferma.
Não identificada: Minha mãe é uma pessoa muito amorosa, mas ao mesmo tempo muito carente. Ela ficou viúva muito cedo e passou a cuidar da família toda para ocupar sua cabeça. Mas nem todos reconhecem o que ela faz e acaba se sentindo muito magoada. Por causa disso, está de tornando uma pessoa amarga. Como eu poderia ajudá-la? Ela gosta muito de ler a Bíblia.
É natural que ela seja uma pessoa carente por causa da situação em que vive, mas ela pode perfeitamente se feliz dedicando à família. Você pode ajudá-la sim, agradecendo sempre a atitude dela; falar que sua vida é um exemplo a ser seguido e, não fale só da “boca para fora”, mas fale de coração e eleve o astral de sua mãe nesse sentido.
Izabel Cristina: Acredita em tratamentos alternativos com cores, pedras, etc? Dizem que a natureza tem a sua própria energia à qual pode beneficiar o nosso corpo. Existe alguma citação na Bíblia a respeito?
Não conheço citação bíblica sobre isso e não creio nesse tipo de tratamento. Os tratamentos alternativos podem contribuir, mas nunca para substituir os convencionais.
Catarina Aguiar: Minha mãe costuma dizer que ter fé faz bem à sua saúde, mas há tantas pessoas fervorosas e com tantos problemas de saúde! Será que cada pessoa tem uma concepção diferente do que seja fé?
Sua mãe está usando de uma sabedoria muito grande, de fato a fé contribui para uma vida mais salutar. Isso não significa que quem tem fé não vá sofrer nenhum tipo de doença, pois as doenças são consequências de nossas opções de vida (em muitos casos) e de nossas limitações. O corpo é limitado, está sujeito a enfermidades, faz parte da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário