quarta-feira, 9 de abril de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 04/11/2013

PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Não identificada: Meu irmão mais velho sempre foi problemático, sempre bebeu muito, mas toda vez que a ressaca passa, fica mais deprimido e se isola, não gosta de conversar com ninguém. Minha mãe nunca desistiu de rezar por ele, mesmo assim ele nunca conseguiu deixar de beber. Será que os santos não ouvem suas preces?
Nunca desista de rezar, mas também nunca desista de tentar convencê-lo de se tratar, pois ele sofre da doença do alcoolismo e precisa urgentemente de se tratar. Sobre os santos ouvirem suas orações, claro que sim e intercedem por vocês, mas tudo tem o seu tempo. Reze confiante e aguarde. 
Cássia Miranda: Todos sabem que a única certeza da vida é a morte, mas nunca nos preparamos para este momento e muito menos a maioria das pessoas gostaria de nunca ter que morrer. Existe uma receita para nos prepararmos para este momento? 
A receita está na fé, na confiança da vida eterna; confiança na Palavra de Jesus que disse: “Todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6, 40) e em vários outros trechos do evangelho Jesus nos garante a vida eterna. A melhor preparação para a morte (passagem) é a fé em Jesus Cristo. 
Joyce Macedo: Por que se comemora o dia de todos os Santos se cada Santo tem o seu dia durante o ano todo? 
A Igreja estabeleceu esse dia comemorativo para lembrar-se de todos aqueles que foram santificados pela misericórdia de Deus. Nem todos os santos canonizados, ou seja, reconhecidos como tais pela Igreja e colocados na lista (Cânon) tem um dia específico, por isso ela celebra num só dia todos os santos, “que lavaram suas vestes e as alvejaram no Sangue do Cordeiro” (Ap 7, 14).
Adoniran França: Estão falando sobre reformas na Igreja. Em sua opinião, o que precisa ser mudado ou acrescentado? 
Eu considero que as mudanças sempre aconteceram e devem acontecer, para adaptar aos tempos de hoje, o que não pode e nem deve mudar são os valores, mas a aplicação da doutrina deve ser analisada de acordo com o tempo em que se vive. A Igreja precisa ser mais aberta, mais acolhedora e não como uma instituição que fica fiscalizando as pessoas para condená-las. A Igreja deve sempre assumir o papel de ser misericordiosa, como nos orienta o Papa Francisco. 
Gisela Bernardes: As pessoas se conhecem, se casam, muitas vezes precocemente, tem filhos, mas quando chega a hora dos filhos começarem um relacionamento, os pais se comportam como se não fosse uma coisa boa. Sendo que eles fizeram o mesmo tempos atrás. Gostaria de entender o porquê desse receio todo. 
Os pais sempre se preocupam com a felicidade dos filhos e, em muitos casos, não querem que os filhos passem pelo que eles passaram, por isso se preocupam e fazem valer a experiência para passarem para seu filhos que, por causa da pouca idade, não são capazes de compreender a extensão da preocupação e cuidado dos pais. 
Catarina Antunes: Perdi meu terço que era muito antigo, herança de minha avó. Comprei um novo, mas parece que não é a mesma coisa. Se eu rezar o terço apenas no pensamento é a mesma coisa? 
Claro que é a mesma coisa, não fique apegada a objetos, por mais que sejam significativos, são apenas objetos. A oração do terço não vale pelo objeto, mas pela oração propriamente dita. O objeto serve para ajudar você a não se perder, só isso. Pode rezar com o terço na mão, ou contando nos dedos, o importante é rezar. 
 Sara Miguel: Padres, Bispos, Cardeais e o Papa também se confessam? 
Claro que sim, pois são pecadores e limitados como todo ser humano, nós padres, bispos e até o Papa não estamos isentos do pecado, do limite, daí a necessidade de confessar. 
Belisa Lopes: O que a Igreja pensa a respeito da comemoração do dia das Bruxas? 
A Igreja vê como uma grande besteira (desculpe a expressão). Isso não faz parte de nossa espiritualidade e nem deve ser comemorado por cristãos. 
Zenália Pires: Explique a parábola das dez virgens que está em Mt 25, 1 e seguintes. 
Jesus nos ensina nesta Parábola a termos atitude de vigilância, de sempre estar prevenido para a sua segunda vinda. O cristão deve saber se preparar e vigiar com atitudes que marquem sua vida com a coerência da fé que professa. Ser vigilante e prevenido é a atitude do cristão. 
Não identificada: Minha tia ficou viúva e a falta de seu esposo a deixou muito deprimida. Os filhos já todos casados, moram longe e ela acabou se tornando dependente de medicamentos. Era muito atuante na Igreja e não frequenta mais as missas. Essa reação à perda de entes queridos teria a ver com uma fé bastante frágil? 
Creio que sua tia não soube compreender o valor da fé no momento de dificuldade, de morte de seu esposo. É preciso que vocês, da família, a ajude a superar essa fase depressiva, incentivando-a a sair de seus problemas, de suas lamentações e sentimentos de perdas, para reassumir sua vida, seu lugar na sociedade e na Igreja. Não a deixe assim, vocês são responsáveis por ajudá-la a sair dessa angústia. 
Luíza Maria: A maioria dos homens não gosta de discutir a relação. Encontram mil desculpas para fugirem do diálogo, depois reclamam porque o casamento não está dando certo. A falta de diálogo entre os casais não concorre para um divórcio prematuro? 
Sim, a falta de diálogo mata o amor. É preciso saber incentivar a conversa, a mulher deve, com sua sabedoria, conduzir de tal forma que não cobre demais atitudes do marido. É preciso saber conversar, é preciso saber conduzir o diálogo. 
Antonio Carlos: Alguns religiosos falecidos há muito tempos atrás tem seus corpos bem conservados. Seria isso um milagre? Queria Deus deixar alguma mensagem através desses santos? 
Já se falou muito no passado que a incorruptibilidade dos corpos eram sinais de santidade, mas hoje sabemos que vários fatores concorrem para manter um corpo incorruptível, mas ainda assim pode ser considerado um sinal de Deus. 
Ariane Carvalho: A fé é um sentimento que já vem programado em nosso cérebro, como algo que pode florescer ou não? 
A fé não é só um sentimento e muito menos sentimento programado, é um dom de Deus que é dado a todos, mas nem todos desenvolvem esse dom. Esse dom pode florescer ou não, depende de vários fatores como a educação familiar, o incentivo à vida eclesial, ou outras fatores como acontecimentos que a faz despertar. 
Marieta Fonseca: O que significa reconciliação depois do batismo? 
O batismo é um sacramento de purificação, de filiação divina. O batismo nos dá a graça de vida ligada a Deus, mas não é um sacramento de reconciliação e sim de filiação, de pertença a Deus. 
Betânia Martins: O mal tem consciência própria? 
A consciência do mal, ou seja, o demônio ou o nome que queira dar ao maligno tem sua consciência própria, pois não aceita a proposta libertadora do Bem, que é Deus. A consciência do mal é a recusa de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário