domingo, 13 de abril de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 02/12/2013

PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Sheyla Martins: Gostaria que explicasse esta passagem em Lv 19, 28 que diz: “Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca”. 
O capítulo 19 é um conjunto de orientações sobre a santidade que o povo de Deus deveria ter, seguindo a santidade de nosso Deus. “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou Santo” (Lv 19, 2), assim começa esse capítulo e o autor sagrado apresenta muitas orientações sobre como o povo santo deveria evitar o mal (que o distancia da santidade) que era praticado pelos povos pagãos, entre as práticas pagãs está essa de fazer lacerações, marcas no corpo para cultuar os mortos, isso é uma prática abominável para os judeus e também para os cristãos, mas essas lacerações e marcas não tem nada a ver com as atuais tatuagens, como muitos fazem referência hoje. 
Não identificada: Ouvi em um noticiário que a internet está diminuindo o relacionamento sexual entre os casais. Já ouviu falar sobre isso em confissão ou mesmo fora dela? Muitos casais levam computadores para a cama!
Sim, não só ouvi como percebo isso em nossa sociedade. As redes sociais estão tirando o diálogo pessoal e distanciando as relações interpessoais. Já observei muitas vezes jovens sentados numa mesma mesa e cada um com seu celular, ou tablet, passando mensagens ou jogando, sem dar atenção aos que estão ao redor, lamentável esse tipo de reação das pessoas. Isso está acontecendo também entre os casais, infelizmente.
Raquel Pires: Um dia será permitido ao homem conhecer os mistérios de Deus? E se fosse permitido, quem seria capaz de obter esta compreensão, seria o Papa? 
Os mistérios de Deus não são insondáveis, pelo contrário, Deus se revelou na história da humanidade e se mostrou plenamente na pessoa de Jesus, mas claro, apesar disso a nossa capacidade humana, que é limitada, jamais poderá compreender tudo, pois Deus é ilimitado e nós, limitados. 
Analice Machado: Pessoas que são contra o sexo antes do casamento, dizem que é um relacionamento mentiroso, que divide o corpo e a alma. No dia seguinte, cada um vai para sua casa, o que poderia provocar a morte prematura do relacionamento. Deus não fez o sexo para quando houver compromisso sério? 
O sexo deveria ser praticado quando há amor e não como simples busca do prazer irresponsável. Nós, que dizemos ser animais racionais, somos mais selvagens do que os irracionais no aspecto sexual. Não falo com moralismo religioso, mas como um observador, as pessoas usam do sexo para enganar, manipular e, em muitos casos, explorar financeiramente as pessoas. No caso do sexo antes do casamento eu vejo não como pecado, mas como algo que poderia ser esperado. O sexo antes do casamento não divide o corpo da alma e nem provoca morte do relacionamento, mas deve ser praticado, repito, com amor e com responsabilidade. 
Acácia dos Santos: Cansados da exclusão religiosa, os homossexuais estão criando sua própria Igreja e inventando novas formas de interpretar a Bíblia. Qual sua opinião a respeito? 
Não é por aí que se conquista a graça de Deus; não é criando igrejas que me satisfaça mas sim, obedecendo a Deus que é Amor e Misericórdia. Não concordo com esse tipo de prática e nem a prática de alguns que discriminam e excluem as pessoas por terem a condição homossexual. Ninguém pode julgar ninguém. Outra coisa: ninguém pode interpretar a Bíblia a seu bel prazer, é preciso tomar cuidado com as coisas de Deus, pois a Ele ninguém engana, Ele é bom, fiel e justo. 
Geni Borges: Uma mulher, antes de ir para a mesa de cirurgia para a retirada dos dois seios por causa do câncer, colocou toda a equipe médica para dançar. Será que, se as pessoas encararem situações graves como esta de uma forma mais positiva, sofreriam menos o impacto do problema? 
Sim, está provado que enfrentar os desafios da vida com espírito positivo a pessoa sofre menos, encara com mais naturalidade os limites da vida e os enfrenta. Quando temos doenças a serem vencidas, o melhor a fazer é tratar contando com o dado da fé, certamente isso fará com que o tratamento seja mais eficaz. 
Maria Cleusa: O que acha do uso de animais para estudar doenças e testar drogas para o uso humano? Eu, particularmente, acho uma crueldade! 
É uma “faca de dois gumes”, como teremos o desenvolvimento da ciência sem os testes? Se não testar em animais, terá que ser feito em humanos. Eu não sei o que seria mais cruel!
Iranildes Paiva: Enquanto tantas pessoas lutam para acabar com as drogas outros lutam para legalizá-la. Portugal, por exemplo, é um país muito católico, no entanto, suas leis com relação a drogas, estão cada vez mais liberais. Eles reconhecem a dependência como um problema de saúde e não de segurança pública. Poderíamos dizer que, não pode haver uma relação entre religião e uso de drogas? 
Não concordo em legalizar o uso de drogas, mas concordo que é uma situação de saúde pública e não só de justiça. O tráfico deve ser combatido pela justiça, mas a dependência química deve ser encarada como problema de saúde. Não entendi muito bem o que quis dizer com a relação entre uso de drogas e religião. Grazielly Nascimento: Algumas pessoas dizem que Jesus Cristo, de certa forma, ainda é um grande desconhecido da humanidade. Na verdade, são apenas 15 anos de relatos bíblicos sobre sua vida. Dos 13 aos 30, nada mais foi escrito. Poderia ser um mistério que não foi permitido ser revelado? Não vejo dessa maneira, o que foi escrito é o suficiente para o conhecimento da pessoa de Jesus. Ele não é um grande desconhecido, mas o seu ensinamento não foi assimilado por grande parte de nós, cristãos. Conhecemos Cristo quando aplicamos em nossa vida os seus ensinamentos, principalmente o mandamento do Amor a Deus e ao próximo. 
Joelma Cristina: A santidade é para todos? 
Sim, Deus oferece a santidade para todos, mas nem todos a buscam e entendem como vivê-la. Janete Messias: Jesus disse no Sermão da Montanha que os puros de coração verão a Deus. Como se consegue manter o coração puro, vivendo em um mundo cheio de pecados? Não se deixando macular pelos contravalores deste mundo; assimilando os valores ensinados por Jesus Cristo e que estão escritos na Bíblia. Pureza não significa “inocência” como nós a entendemos, mas pureza significa você procurar ver com o olhar de Deus. 
Não identificada: Não consigo me libertar dos meus erros do passado. Já confessei, já fiz penitência, já fui perdoada, mas parece que tem uma voz me cobrando sempre os erros que cometi. Não sei mais o que fazer o que me aconselha? 
O primeiro passo para nos sentirmos perdoados é perdoar-se a si mesmo, depois reparar os erros cometidos, por exemplo: se magoou uma pessoa procure-a e peça perdão, tente reparar o erro; se prejudicou alguém, faça o esforço de devolver o prejuízo, e assim por diante. Agora, é preciso confiar na misericórdia divina. 
Maria Marlene: A gente sofre tanto na vida, enfrenta tantos problemas, que quando vivemos momentos felizes, logo pensamos que não vai durar e que não merecemos. Já sentiu assim? Esse tipo de sentimento tem razão de ser? 
Nunca me senti assim. Temos que viver o momento presente, preparando o futuro, fazendo escolhas que tragam a felicidade, mas sabendo que nós somos limitados e nem tudo é um “mar de rosas”. Existem problemas, desafios a serem vencidos e superados. Nunca ficar centrado no limite e ou no problema, mas enfrentá-los com firmeza. 
Regina Isabel: Por que Jesus agiu com violência contra os vendilhões do Templo? Ele se sentiu atacado moralmente pelos vendilhões? 
Jesus tinha como nós devemos ter um sentimento de respeito muito grande pelo que é sagrado. Não se brinca com Deus! Jesus ficou indignado com o que estavam fazendo com o Templo, lugar sagrado e de culto a Deus, por isso ele reagiu daquela maneira. Nunca podemos permitir que a casa de Deus seja transformado em lugar de exploração e de comércio da fé.
Glaúdia Maria: Deus não criou nenhuma religião. Mandou seu Filho Jesus Cristo, que nos ensinou somente o amor ao próximo. Cada religião que foi criada pelo homem, que se acha no direito de ser dono da razão. Gostaria de saber se o que a história conta sobre a criação da Igreja católica é verdade? 
Deus criou religião sim e fundou a sua Igreja. A religião judaica foi criada por Deus, mas claro, organizada por homens que, inspirados por Deus, estabeleceram as normas e ritos. A Igreja Cristã foi fundada por Jesus Cristo e isto está registrado no Evangelho: “Sobre esta pedra construirei a minha Igreja” (Mt 16, 18). Jesus fundou uma Igreja, a cristã que é aberta a todos (católica = aberta, universal) e nunca quis a divisão e discórdia entre o seu rebanho, mas infelizmente o ser humano, cheio de vaidade e inveja acabou levando a Igreja a uma escandalosa divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário