domingo, 6 de abril de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 28/10/2013


PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Cristina Rocha: Algumas pessoas dizem que a educação dos filhos começa ainda na gestação. Acredito que eles realmente sintam o que se passa com a mãe no sentido emocional, mas como uma criança, dentro da barriga poderia entender o que estamos falando a elas? A Bíblia fala alguma coisa a respeito?


A Bíblia não se ocupa desse assunto, mas está mais do que comprovado que a gravidez deve ser um tempo de vivência do amor à criança que está por vir. A criança não entende e Enem ouve o que se fala a ela, mas certamente ficará gravado do subconsciente dela o carinho, o amor, o desejo de que ela venha feliz. A gestação deve ser um período de expectativa alegre, de amor por aquele que está sendo gerado.

Não identificada: Tenho uma amiga muito religiosa e ela costuma dizer que, o que nos torna pessoas doentes é quando mantemos distância de Deus e colocamos no lugar dele os bens materiais. Será que é isso mesmo?

Isso pode influenciar e muito a saúde psíquica, física e mental. A proximidade com Deus, ou a vivência de uma espiritualidade sadia nos ajuda a manter o equilíbrio e isso, claro, nos dá maior saúde. A preocupação exagerada com bens tira a paz e, consequentemente a saúde.

Não identificada: Um padre amigo meu disse que, para entendermos Jesus Cristo, é preciso estudar o Judaísmo, porque ele nasceu e viveu como judeu. Não concordei, mas não retruquei. Concorda com isso?

Não concordo, pois Jesus não veio só para o Judaísmo, ele veio para todos e rompeu com a sua cultura e religião, abrindo a oportunidade para um bom relacionamento com Deus fora daquele esquema religioso vigente da época. Não precisamos estudar o judaísmo com compreender a pessoa de Jesus.

Maria Amélia: Gostaria de demonstrar minha indignação para com as pessoas que jogam lixo nas ruas. Já que não existe lei para puni-los, de que forma essas pessoas sem educação pagarão por esse crime contra a natureza, já que Deus vê tudo o que fazemos?

Também sou indignado com a falta de educação das pessoas que agem assim. Todos “pagam” pela irresponsabilidade de alguns, nesse caso do lixo jogado em locais inadequados, infelizmente. Isso só pode ser superado com a educação, começando pelos bons exemplos dos pais em casa, que deveriam ensinar a destinar o lixo no lugar correto.

Ana Maria da Silva: Quando Jesus Cristo perdoou a mulher adúltera, ele estava demonstrando com isso que todos os filhos de Deus podem ser perdoados também?

Claro que todos são chamados à salvação, pois foi para isso que Jesus veio ao mundo, para dar oportunidade de salvação a todos, sem distinção. Agora eu digo o seguinte, o perdão é dado a quem o busca de coração sincero. Deus é bom e justo.

Célia Porto: Em 1Tm 2, 5 diz: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”. Se na Bíblia diz que Jesus é o único mediador, de onde surgiu a ideia de rezarmos aos santos também para que eles intercedam por nós?

Os santos são modelos de fé cristã; modelos de quem soube se colocar nas mãos de Deus e seguiu fielmente a Jesus Cristo. Nós rezamos pedindo a intercessão dos santos, para que consigamos viver o que eles viveram, para eles levem nossas necessidades à Jesus Cristo. Jesus nbos ensinou a rezar uns pelos outros e, se podemos interceder uns pelos outros, podemos também pedir aos santos que nos ajudem a viver como verdadeiros cristãos, como eles. 

Não identificada: Tenho um amigo muito inteligente, muito religioso, caridoso, mas ele tem a infeliz mania de falar muito palavrão. Como é que pode uma pessoa ter tantas qualidades, falar sobre Nossa Senhora, ter um bom discurso e um defeito tão feio assim, considerado até anticristão?

Infelizmente a perfeição é muito difícil de ser vivida, um desafio a ser buscado. Seria bom você falar para ele sobre isso, que não combina com ele e com ninguém o uso de palavras inadequadas. É bom você, como amiga, fazer essa correção fraterna.

Não identificada: Perdi uma amiga há alguns meses e sua morte me deixou um pouco preocupada. Ela morava em uma cidade do interior e não conseguimos um padre a tempo de lhe dar a extrema unção. Que diferença isso fará para a sua alma?

Não se preocupe com isso, não foi possível, paciência. Esse sacramento da Unção dos Enfermos não é essencial para a salvação, o sacramento é um conforto para o enfermo, uma oração pela recuperação de quem está passando por uma dificuldade de saúde.

Benedito Gonçalves: Gostaria de compreender como em um só planeta podem nascer um santo como Jesus Cristo e um tirano como Hitler, se ambos foram criados por Deus?

Não se pode comparar Jesus Cristo com ninguém, pois Ele é o Filho de Deus, veio como homem para resgatar o ser humano. Nós temos a proposta de Deus para sermos bons, mas infelizmente muitos não a aceitam e se deixam levar pelo caminho do mal, foi o caso de Hitler e de tantos outros, que ainda hoje não aceitam viver nos caminhos dos valores divinos. Deus fez a todos bons, mas nem todos vivem assim, por vários motivos, seja por opção pessoal ou por condicionamentos.

Marta Ferreira: Frequentar praia de nudismo é considerado imoralidade de acordo com a Bíblia?

Eu, particularmente, não considero imoralidade, se a pessoa for sem malícia e maldade. A Bíblia não fala disso e nem seria possível falar, pois no tempo em que foi escrita não havia esse costume de frequentar praias. Mas a imoralidade é condenada pela Bíblia em vários trechos, mas não podemos confundir nudez com imoralidade.

Edilcéia Peixoto: As blasfêmias que cometemos hoje são diferentes das blasfêmias cometidas antigamente? O que a Bíblia considera como blasfêmia mais grave?

Blasfêmia é irreverência a Deus ou a questões religiosas. O que era blasfêmia continua sendo hoje, não mudou o conceito. O pecado contra o Espírito Santo, que Jesus fez referência, é a pior e mais grave blasfêmia.

Magali da Cunha: Em 1Cor 6, 19-20 diz: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós, proveniente de Deus e que não sois vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. Isso quer dizer que toda vez que pecamos, desonramos o Espírito Santo que habita em nós?

Sim o pecado é uma desonra, uma ofensa a Deus, a nós mesmos e aos outros, justamente porque quando falhamos nestes relacionamentos, falhamos com Deus que habita em nós. O pecado é falta de amor e Deus é Amor, quando pecamos faltou Deus em nós, nas nossas atitudes, pensamentos e palavras.

Sebastião Santos: Um pecador que se arrepende dos seus erros na hora da morte ainda pode ser salvo?

Claro que pode ser salvo, nós temos um exemplo bem claro disso no evangelho, quando um dos ladrões que oi crucificado ao lado de Jesus lhe pediu perdão e Jesus disse: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (Lc 23, 43).

Gláucia Maria: Alguns educadores aconselham aos pais evitarem ter apenas um filho, pois muitas vezes ele se torna adulto problema. Tem algum conhecimento de algum semelhante? Concorda com essa afirmação?

Isto não é correto, pois conheço muitos casais que tem filho único e ele não é nenhum problema para os pais. Depende muito da educação que os pais dão aos filhos. 

Não identificada: Tivemos quatro filhos, todos saudáveis, graças a Deus, mas um deles tem nos dado muitas preocupações. Todos foram criados da mesma forma, com o mesmo amor, foram batizados, crismados, por que essa diferença na maneira de ser? Seria algum castigo de Deus?

Nunca pense em castigo de Deus, pois Ele jamais castiga alguém. Cada ser humano é único e irrepetível, mesmo que os filhos tenham a mesma educação eles nunca serão iguais, pois cada um tem sua individualidade, tem sua personalidade própria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário