sábado, 26 de junho de 2021

CRÔNICAS DE UM FORMADOR - 10.1

10. Fim da Pedrinha 
O Pré-Seminário Santo Afonso, da Pedrinha foi extinto dia 01/08/66. 
Todos os seminaristas do pré-seminário vieram para Aparecida. 
Em 1967 eu destaco os novos professores: Pe. Marino Plentz, Pe. Lauro Masserani, Profª Terezinha Rocha Morais e o Prof. José Lopes Vieira, ex-seminarista. 
A 12/02/67, alguns seminaristas passam a dar aulas em particular para ajudar outros seminaristas mais fracos em algumas matérias. 
A 13/02/67, a conferência dos professores reflete sobre a possibilidade dos estudos do colegial no Colégio La Salle, ou a sua transferência para Sacramento, ficando em Aparecida apenas o ginasial. 
A 01/03/67, são introduzidas diversas modificações na disciplina da casa. Por exemplo: 
a) Orações em português, ou na língua estudada, antes das aulas; 
b) O “Omnia ex amore Iesu et Mariae” passa a ser recitado só no início dos horários de estudo e não mais, a cada 15 minutos; 
c) Ao sair de casa, o juvenista diz: “A bênção, Sr. Padre”, e não mais: “Benedicite, pater”. 
Não carece mais de se ajoelhar para pedir a bênção. 
A partir de março de 67 é formado o conselho provincial de estudos: Pe. Víctor Hugo Silveira Lapenta, Pe. Francisco Vieira da Costa e Pe. Flávio Cavalca de Castro. 
De 8 a 16/03/67 há uma reunião da Comunidade do SRSA para dar sugestões sobre as reformas das Constituições da CSSR. Pensa-se sobre a reforma e a atualização da Congregação Mariana, sob a orientação do Pe. Gherard Rodolfo Anderer. 
A 12/04/67, vem nos visitar o escritor, contista e matemático afamado, Malba Taham. 
Pe. Silvério Negri, influenciado pelos padres Noé Sotillo e Leodônio Marques, faz o Cursilho de Cristandade na Penha-SP. Fica entusiasmado com esse movimento. Resolve trazê-lo para Aparecida. Encontra apoio em diversos padres missionários redentoristas e também de leigos, como os prof Manoel Gomes de Morais e Terezinha Gomes de Morais, do Pe. Pedro Fré (Pároco) e da Madre Felicidade Braga, fundadora das Mensageiras do Amor Divino. Depois, sucessivamente, até 1970, o cursilho é levado para Lorena-SP e Resende-RJ pelo secretariado de Aparecida. Para começar foi preciso fazer um curso de 4 meses, uma vez por semana, em Mogi das Cruzes. Saíamos às 18 hs e chagávamos à casa a uma da madrugada. 
A 05/05/67, há uma reunião para debater se o terceiro colegial vai ou não para o noviciado em 68. Irá diretamente para a filosofia? 
No mesmo dia 05/05/67, houve reunião da CNBB no Colegião, onde hoje é a Casa de Nossa Senhora. 
No dia 10/05/67, aproveitando a sua presença, Dom Helder Câmara é convidado pelo diretor do SRSA para falar aos estudantes da cidade de Aparecida e para os seminaristas maiores de 16 anos. Dom Helder sempre foi perseguido pelo governo militar. Mas tinham medo dele, porque a sua influência era muito grande dentro e fora do País. 
A 12/05/67, vários seminaristas participam de um curso de catequese para ajudar no apostolado fora do seminário. 
A 06/07/67, a conferência dos professores aprova: 
a) Férias com a família no mês de julho; 
b) Os juvenistas podem fazer apostolado fora do seminário, sem prejuízo do estudo e da formação religiosa; 
c) É introduzida a matéria de filosofia no colegial; 
d) É possível o trabalho dos seminaristas fora do seminário.
CADERNOS REDENTORISTAS
https://www.editorasantuario.com.br/
PRÉ – SEMINÁRIO SANTO AFONSO - PEDRINHA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário