sexta-feira, 25 de junho de 2021

CRÔNICAS DE UM FORMADOR - 9.3

No primeiro semestre de 1966, num dia à noite, fui ao quarto do Pe. José Rodrigues de Souza (diretor espiritual) para dialogar assuntos referentes à direção do seminário, e, especificamente, sobre a direção espiritual. Conversamos bastante. Mas saí dessa conversa muito apreensivo, pois ele me pintou um quadro bastante negativo, devido ao meu modo de agir na direção do seminário. Nos dias seguintes, ao conversar com diversos padres professores eles me confortaram e me apoiaram para que fosse adiante e continuasse na tarefa de desvincular cada vez mais os encargos da direção espiritual e os assuntos de disciplina. Pe. José Rodrigues de Souza foi o fundador do periódico “A Cartinha”, com o apoio e incentivo do Pe. José Ribolla, em 1954. Foi um excelente professor de Português, grande amigo do gramático Napoleão Mendes de Almeida. Durante vários anos foi um baluarte como diretor espiritual, especialmente de 62 a 65, formando uma dupla muito firme na direção do seminário junto com o Pe. José Oscar Brandão. Mas, já nos fins de 65 eu percebia que ele não estava muito satisfeito com o meu jeito. Eu estava dando uma força para a conferência dos professores que contava com elementos muito experientes, como o Pe. Carlos da Silva e o Pe. Víctor Hugo Silveira Lapenta. Nas férias de 1966, a 19 de junho, depois de 14 anos no SRSA, Pe. José Rodrigues de Souza pediu para se afastar da formação. Pe. José Ribolla nomeou como diretor espiritual o Pe. Rodolfo Gherard Anderer.
CADERNOS REDENTORISTAS
https://www.editorasantuario.com.br/
PRÉ – SEMINÁRIO SANTO AFONSO - PEDRINHA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário