domingo, 27 de junho de 2021

CRÔNICAS DE UM FORMADOR - 10.2

A 29/09/67, é celebrada pelo Pe. Negri a primeira Missa em português à tarde. Até esta data, as Missas eram celebradas só na parte de manhã, até ao meio dia. Mesmo quando a Missa começava ao meio dia, era necessário guardar jejum, embora ele já estivesse em parte mitigado. Não havia também concelebração. Muitas vezes acontecia que 12 padres celebravam ao mesmo tempo nos 12 altares laterais, sem contar os altares do térreo. Cada um tinha seu coroinha. Celebrava de costas para o povo e em latim. 
A 20/10/67, fica estabelecido que termina o “brinquedo obrigatório” após o café da manhã. Não é mais obrigatório também o jogo chamado “General”, que logo cai no esquecimento. 
A 12/11/67, fica certo que o colegial (segundo grau) fica em Aparecida. Bomba! 
Os exames são perdoados! 
Motivos: 
1) Eleição do Pe. Geral, Tarcísio A. Amaral; 
2) Paulo VI entregara a Rosa de Ouro para Nossa Senhora Aparecida; 
3) Ex-aluno do SRSA, Dom Juvenal Roriz fora nomeado Bispo de Rubiataba-GO. 
4) Estávamos no Ano Jubilar da Redenção. 
0/02/68. As Irmãs Franciscanas se despedem do SRSA e da direção da cozinha e lavanderia. 
17/02/68. Volta a ser professor de inglês do SRSA o Pe. Eduardo Moriarty, Redentorista de Campo Grande-MT. Ele tinha sido professor já nos idos de 54. É o co-fundador das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, junto com a Ir. Felicidade Braga. 
A 13/08/68 recebemos a honrosa visita do Pe. Tarcísio Ariovaldo Amaral, Superior Geral da Congregação. Houve Missa Concelebrada, presidida pelo Superior Maior. Entre os concelebrantes numerosos, contamos também com o Pe. Vítor Coelho de Almeida. 
A 03/10/68, o SRSA completa 70 anos de existência. Entre os eventos dos festejos, tivemos uma palestra do ex-provincial Pe. Geraldo Pires do Souza. 
A 09/11/68 tivemos a alegria de ouvir o Pe. Vítor Coelho de Almeida que veio falar aos seminaristas sobre a oração. 
O cronista Elberto Mário de Melo anotou o seguinte: 
“Pe. Vítor falou muito bem, principalmente porque vivia o que falava e vive o que fala, sendo um homem de oração. Observamos no Pe. Coelho uma grande espiritualidade. Podia falar como falou, ex abundantia cordis, porque tinha o que dar-nos”. 
A 17/11/68 tivemos uma grande “ultreya”, isto é, uma assembléia jubilosa de cursilhistas (2000) presidida por Dom Agnelo Rossi, Cardeal Arcebispo de São Paulo.
CADERNOS REDENTORISTAS
https://www.editorasantuario.com.br/
PRÉ – SEMINÁRIO SANTO AFONSO - PEDRINHA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário